Um projeto de lei do Poder Executivo autorizará o município de Major Gercino a firmar acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Estado da Segurança Pública, através do Instituo Geral de Perícia (IGP).
O objetivo é a descentralização da atividade de inserção de dados de identificação civil, preliminar à emissão da cédula individual de identificação.
O projeto foi lido durante a sessão da Câmara de Vereadores na noite de segunda-feira, 1º, e deve ir à votação na próxima semana.
Segundo a procuradora geral do município, Viviane Fávero Kamers, essa parceria com o estado será importante para informatizar o sistema de emissão da carteira de identidade (RG).
“O município tem esse prazo junto ao IGP para aderir a essa informatização e, desta forma, facilitar esse tipo de serviço”, destaca.
Atualmente, uma funcionária da Prefeitura de Major Gercino tem que se deslocar, semanalmente, a Brusque para levar todas as documentações necessárias.
Com essa adesão, as idas serão praticamente uma vez por mês. “Os serviços de emissões serão mais ágeis, o que facilitará para todos”.
Infraestrutura
Em novo indicativo ao Poder Executivo, o vereador Jade José David (Podemos) pede para que a Secretaria de Obras efetue reparos na principal rua do Centro.
Segundo ele, o asfalto já está construído há quase uma década, e com o passar dos anos e a inúmera quantidade de caminhões com excesso de peso, é de concordar que o asfalto já apresenta diversas irregularidades.
Palavra Livre
Com a volta das chuvas, basicamente o uso da palavra livre teve esse tema como foco, ou seja, a manutenção das estradas.
Tanto o vereador Antônio César Formento (MBB), quanto Esmael Deluvino (PSL) e Hilberto Arnoldo (MDB) lembram que é preciso um pouco de paciência para solucionar as manutenções necessárias, seja na área central ou interior.
Já o presidente Augustinho Orlandi, informou que Major Gercino não somente renovou o contrato com a Apae de São João Batista, bem como passou de R$ 1,5 mil para R$ 2 mil mensais o repasse para assistir a sete alunos.