Na noite desta quinta-feira, 4, a Câmara de Vereadores de Canelinha prestou uma homenagem em decorrência do Dia da Mulher, que será comemorado na segunda-feira, 8.
Esta foi a primeira edição do Prêmio Mulher Canelinhense, que foi instituído por lei no fim de 2018.
Como em 2019 o prédio do Legislativo passava por reforma não foi possível realizar o evento e, em 2020, por conta do decreto do governo estadual em virtude da pandemia da Covid-19, também não ocorreu o evento.
Cada vereador teve o direito de indicar um nome para ser homenageado, no prazo previsto por lei. Após, foi criado um projeto de resolução com a indicação dos nomes e aprovado em votação única.
Conforme texto do projeto de resolução, a homenagem que a Câmara de Vereadores de Canelinha presta às mulheres “visa reconhecer, homenagear e estimular mulheres que contribuíram e contribuem pelo melhor da nossa sociedade”.
“Além da rotina profissional, essas mulheres se desdobram para coordenar suas famílias, cuidar dos filhos, zelar pela casa, realizar trabalhos voluntários, sendo exemplos de inspiração e dedicação para todos”, destaca o documento.
As primeiras homenageadas com o título foram: Iully Santana Venier; Laura Maria Trindade; Maria dos Reis Machado; Maria Reis Melo; Maria Salete Pícolli Montibeller; Maria Rosalina Reis e Rosângela Maria Leal Cordeiro.
Solenidade restrita
Por conta da pandemia, a sessão solene que concederá a honraria às mulheres ocorreu de forma restrita, não sendo aberto ao público.
Participaram somente convidados, imprensa, vereadores, prefeito, vice-prefeito, funcionários, e as homenageadas, que tiveram o direito de convidar um acompanhante.
Todos os protocolos de saúde foram observados, como aferição de temperatura logo na entrada, uso de máscara, álcool em gel e distanciamento.
O evento foi transmitido também pela página oficial da Câmara de Vereadors, no Facebook.