Desde 14 de fevereiro, uma campanha online promovida pelo batistense Pedro Sergio Reis, 25 anos, busca arrecadar R$ 40 mil. O objetivo é alcançar o valor para a compra de uma nova prótese para a pena esquerda.
Nascido e criado no bairro Ribanceira do Sul, atualmente Pedrinho, como é conhecido, mora no Centro de São João Batista. Com 11 anos, foi diagnosticado com Osteossarcoma, um tipo de câncer ósseo.
Devido ao tratamento, foi preciso amputar a perna esquerda na altura do fêmur. Há 12 anos, Pedrinho está fora de tratamento, sem tomar nenhum tipo de remédio. Entretanto, nesse período, sempre uma vez ao ano, fazia consulta de rotina e, no início deste ano, recebeu alta médica.
“Faz oito anos que estou com a prótese atual e agora já não se enquadra com minha altura e peso. Então essa que estou lutando para conseguir é uma prótese que se encaixa nos padrões atuais”, explica.
A nova prótese desejada por Pedrinho possui um joelho e um pé, que darão mais qualidade no andar e no fazer as atividades físicas. “Vai melhorar muito minha qualidade de vida, sem falar que como já não cresço mais, essa perna que colocarei terá uma durabilidade muito maior de, pelo menos, 20 anos”, detalha.
A campanha está sendo realizada por meio do site Vakinha e depósitos bancários. Até o momento, Pedrinho já arrecadou R$ 10 mil, sendo que metade foi por meio das doações entre a Vakinha e depósitos e a outra parte foi doação de um empresário da cidade.
Atleta paraolímpico
Há cinco anos, Pedrinho é atleta paraolímpico e pratica tênis em cadeira de rodas e também Mountain Bike. “Sou atleta do Instituto Catarinense de Esporte para Deficientes (ICED) e Fundação de Esportes de Balneário Camboriú”, conta.
Com o tênis, já disputou vários torneios pelo Brasil, como Copa Guga Kuerten, Uberlândia Wheelchair Tennis, Brasil Wheelchair e Campeonato Brasileiro Interclubes. No atletismo também disputou Parajasc, entre outras competições.
O ingresso à modalidade de Mountain Bike foi em 2020, impulsionado também pela pandemia. E no mesmo ano já fez a primeira corrida em Camboriú, no Ride’s Festival Mtb.
“O esporte tem me ajudado em muito. Me faz ser uma pessoa normal quando estou competindo, sem falar que me faz conhecer novas pessoas, novos lugares, me ajuda em muito ser uma pessoa melhor, mostra valores, respeito ao próximo e muita sabedoria”, afirma o atleta.
Atualmente, Pedrinho representa o município de Balneário Camboriú, mas o desejo é poder um dia levar as cores da cidade natal para as competições. Hoje, não recebe apoio da Fundação Batistense de Esportes (FUBE), mas afirma estar aberto a uma parceria.
“Acho de grande importância incentivar os atletas e também paratletas. Nem sempre temos condições financeiras e até mesmo estrutura para treinar. Eu mesmo já fiquei muito tempo sem lugar para treinar, hoje graças a Deus consigo ter uma boa rotina de treinos”, comenta.
No esporte, o objetivo de Pedrinho é levar para as pessoas com deficiência que todas são capazes. “Não é porque tem uma limitação que não é possível. Sempre há uma maneira de conseguir aquilo que se quer”, diz.
Como contribuir
Vakinha Online: https://vaka.me/1798623
Pix: 48996589641 ou 07393064995
Contas bancárias
Caixa Econômica Federal
Agência: 03533 1288
CP: 000924144651-5
Nubank (0260)
Agência: 0001
CP: 97293353-6