Os estudantes universitários de Nova Trento terão acesso 100% gratuito ao transporte para deslocamento até as unidades de ensino.
O projeto de lei do Executivo que altera a lei municipal e autoriza o município a destinar o valor integral individual gasto pelos estudantes com o transporte universitário, foi aprovado na segunda-feira, 22, na Câmara de Vereadores.
Na exposição dos motivos, o prefeito Tiago Dalsasso destacou que a educação é um direito constitucional assegurado a todos os cidadãos brasileiros.
“Mais do que um direito, o Poder Executivo Municipal enxerga na educação um vetor de transformação social que fomenta às pessoas o conhecimento, a crítica, a evolução pessoal e profissional e a cidadania”, descreveu.
Além disso, Dalsasso ressaltou que muitos estudantes precisam se deslocar até outras cidades devido à ausência de instituições de ensino técnico ou superior em Nova Trento.
“O projeto de lei vem no sentido de possibilitar aos neotrentinos, que muitas vezes não possuem condições de arcar com o custo do ensino associado ao transporte, o acesso aos níveis técnicos e superiores de ensino”.
Serão contemplados, aproximadamente, 200 estudantes universitários.
“Estamos providenciando o processo licitatório, onde contrataremos o transporte terceirizado, otimizando os custos da prefeitura. Neste mês de fevereiro iremos repassar os recursos para a Associação Neotrentina dos Estudantes dos Cursos Superiores”, explicou o prefeito.
A conquista, como foi considerada por Dalsasso, era uma das promessas de campanha. “A educação é o que move o mundo e tenho certeza que, com essa ajuda, mais neotrentinos estarão estudando no curso superior. É desta forma que queremos planejar e direcionar o futuro do município”.