Os secretários de Saúde dos municípios do Vale do Rio Tijucas se reunirão nesta sexta-feira, 26, às 8h, no plenário da Câmara de Vereadores de São João Batista, para debater o avanço da Covid-19 na região.
O encontro foi marcado de forma emergencial após a publicação, nesta quarta-feira, 24, do Decreto nº 1.168 do Governo do Estado, estabelecendo novas medidas para enfrentamento à Covid-19 em todo o território catarinense.
Os protocolos entram em vigor já nesta quinta-feira, 25, e valem por 15 dias, tendo como objetivo desacelerar a curva de contágio da doença em um momento de alta nas taxas de ocupação dos leitos clínicos e de UTI.
Conforme o mais recente boletim de atualização, apenas 11 dos 789 leitos adultos de UTI destinados ao tratamento da doença via SUS estão atualmente vagos no estado.
A proibição de venda ou consumo de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis e lojas de conveniência entre as 0h e as 6h e de funcionamento de casas noturnas e de espetáculos estão entre as ações anunciadas.
Assim como a limitação a 25% da capacidade para atividades em igrejas e templos religiosos, eventos sociais, bares, entre outros.
Também foram decretadas restrições para o funcionamento de estabelecimentos e utilização de espaços públicos no período compreendido entre 0h e 6h.
O documento ainda estendeu até o dia 30 de junho de 2021 o estado de calamidade pública em todo o território catarinense.
“Santa Catarina vive um momento crítico e, especificamente em São João Batista e região, temos observado um novo crescimento acelerado dos casos nos últimos dias. Para evitar que medidas mais drásticas tenham de ser tomadas caso a situação piore ainda mais, pedimos a colaboração da população para seguir de forma mais rígida os regramentos sanitários, evitando aglomerações e saídas desnecessárias”, comenta a secretária municipal de Saúde de São João Batista, Karin Leopoldo.