Em tempos de pandemia da Covid-19, o município de Nova Trento adotará um sistema híbrido, com 50% de alunos em sala de aula e os outros 50% serão mantidos no ensino remoto, havendo alternância de aluno.
As turmas que estarão em aulas presenciais foram divididas e participam das aulas em semanas alternadas, com exceção da Escola Municipal de Educação Básica do Aguti, que atenderá todos os alunos, pois o grupo é menor.
O grupo 01 participa da aula presencial em uma semana e o grupo 02 na segunda semana, quando o grupo 01 estará em casa, assistindo as aulas online.
Durante esta semana, pais e responsáveis receberam nas escolas todas as instruções para a volta às aulas e o material escolar do Sistema de Ensino UniAvan.
A secretária de educação do município, Graciela Darós Piffer, destaca que a preocupação com a saúde de alunos e profissionais é a prioridade da prefeitura.
No retorno, serão seguidos protocolos sanitários estabelecidos pelo Governo do Estado de prevenção à Covid-19 e também as decisões tomadas em conjunto pelos representantes da Comissão de Volta às Aulas, como o uso do termômetro digital para aferir a temperatura, higienização das mãos com álcool em gel, e adesivos sinalizando aos alunos e servidores sobre o distanciamento.
O uso de máscara será obrigatório para todos. A Secretaria de Educação estará acompanhando para avaliar a primeira semana de aula.
Alunos também retornam em Canelinha
Na segunda-feira, 22, os alunos da rede municipal de ensino de Canelinha também retornam para as salas de aula.
De acordo com a Secretária de Educação, Fernanda Dias Jacintho, além de todo o cuidado com a estrutura dos educandários e também com o transporte escolar, nesse momento que marca o retorno das atividades presenciais foi necessário fazer também capacitação com os docentes.