Juliano César
A primeira sessão ordinária do ano, na Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino, foi marcada pela leitura de dois projetos na área educacional, além de três indicativos. A reunião aconteceu na noite de segunda-feira, 1, na sede do Poder Legislativo, sob a presidência de Augustinho Orlandi (PSL).
Os dois projetos são de origem do Poder Executivo. O primeiro é sobre o futuro nome da escola que está em construção no distrito de Pinheiral. Caso seja aprovado pelos edis, passará a se chamar Escola Municipal Pinheiral Natalino Giacomelli, que foi um líder comunitário no distrito.
Já o segundo, dispõe sobre a concessão de transporte coletivo intermunicipal aos estudantes universitários. A novidade para esse ano é o transporte, também, aos estudantes do interior de Major Gercino.
Indicativos
O vereador Rodrigo dos Santos (PP) assinou três indicativos, ao qual foi lido durante a sessão. O primeiro, é para que se intime a empresa responsável pela execução da segunda etapa de pavimentação do Morro do Descanso. Segundo Dos Santos, a obra apresenta visivelmente problemas na captação e escoamento de águas provenientes das chuvas.
Ele também pediu melhorias para a Secretaria de Obras, na rua Pedro Gomes, no Centro, próximo ao logradouro n° 286. Um bueiro que ali se encontra está entupido, o que compromete o escoamento das águas das chuvas.
O terceiro indicativo é sobre a situação da ponte pênsil que localiza-se atrás da Prefeitura Municipal. No uso da palavra livre, o assunto foi também compartilhado com o vereador Esmael Deluvino (PSL) e Augustinho Orlandi.
Recursos
O presidente lembrou da vinda de recursos na ordem de RS 930 mil para a educação, na época em que Serafim Venzon (PSDB) era deputado estadual. Segundo Orlandi, o valor que chegará será utilizado para a construção de uma quadra em Boiteuxburgo e a cobertura de outra no Pinheiral.
Intransitável
De todos os vereadores que se pronunciaram na primeira sessão ordinária do ano, na Câmara de Vereadores de Major Gercino, todos foram enfáticos em destacarem a situação das rodovias de chão batido que levam ao interior: a SC-108 que liga Major Gercino a Angelina, e a SC-408 que vai ao interior via Leoberto Leal. A busca por melhorias, pós-chuvas, é inevitável.