Em uma live, no fim da tarde de terça-feira, 26, o secretário da Educação de São João Batista, Gregório de Souza Filho, o Gorinho, e as coordenadoras do ensino infantil e fundamental, Tatiane Peixer e Lídia Vargas Gomes, detalharam o retorno das aulas na rede municipal.
O município adotou três modalidades de ensino para enquanto a região permanecer com risco potencial Grave (Laranja) ou Gravíssimo (Vermelho) para Covid-19.
O primeiro é o sistema híbrido, com aulas presenciais. Desta forma, a turma será dividida em dois grupos, sendo que um participa das aulas uma semana e na outra realiza atividades em casa.
Dentro de sala de aula haverá distanciamento e seguirá todos os protocolos. A Educação ainda estuda a possibilidade de ofertar a merenda por turma, nas salas, para evitar aglomeração. As aulas de Educação Física, nas duas primeiras semanas também serão realizadas dentro das salas.
Os alunos precisarão levar consigo máscaras, frasco de álcool em gel pessoal e garrafinha de água.
Neste modelo de ensino, haverá transporte escolar para as crianças em que os pais optaram pelo ensino presencial. “O ônibus passará pelas comunidades e poderá transportar metade da capacidade. Então caso o aluno estiver esperando no ponto e o ônibus passar direto, não deve se preocupar, pois ele retornará para buscar a turma que ficou”, explica o secretário.
Outra modalidade de ensino será online, como já ocorreu em 2020, com horário de aula reduzido, mas com aulas todos os dias. “O professor do online não será o mesmo do presencial. Ele será aquele do grupo de risco, que também não pode estar em contato direto com as crianças”, detalha.
Por último, outra opção é a retirada do material na escola, assim como também teve no ano passado. “Os pais pegam as atividades na escola, os alunos fazem em casa e devolvem na escola semanalmente”.
O secretário Gorinho informa que durante esta semana as escolas estão abertas para que os pais e responsáveis possam ir assinar o termo autorizando uma das três modalidades de ensino. “Pedimos que façam isso para que possamos organizar as turmas e iniciar o ano letivo. Será um novo desafio, estamos em fase de adaptação e por isso a compreensão e ajuda de todos é muito importante”, frisa.
As volta às aulas ocorrerá em 18 de fevereiro para os estudantes de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Já em 22 de fevereiro será a vez dos alunos de pré-escola e do 1º ao 5ºano do Fundamental.
Creches em período reduzido
O retorno das creches ocorrerá em 24 de fevereiro. Para obedecer as regras determinadas pelo Ministério da Saúde, haverá também redução de alunos nas salas de aula.
Por isso, caso as turmas sejam muito grandes, não será ofertado o período integral e os pais devem optar pelo horário matutino ou vespertino. “Por isso, os pais também precisam ir nas creches durante esta semana para escolher o horário que preferem que o filho vá para a creche”, informa o secretário.
No primeiro momento, os bebês de colo não retornam para as creches.