A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista informa que, a partir de segunda-feira, 25, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro voltará a realizar atendimentos gerais.
O acolhimento para pacientes com suspeita de Covid-19 será concentrado das 18h às 21h, de segunda a sexta, na unidade.
Neste horário, será disponibilizado de um a dois médicos, de acordo com a demanda, exclusivamente para consultas de sintomáticos respiratórios.
“Isto não significa, no entanto, que a pandemia terminou. A região continua em situação gravíssima e é preciso manter os cuidados básicos, como evitar aglomerações, utilizar máscara e higienizar constantemente as mãos. Mas, ao mesmo tempo, precisamos voltar a acolher, em nossa maior unidade, pacientes com outras enfermidades, especialmente as crônicas”, comenta a secretária municipal de Saúde, Karin Leopoldo.
A alteração no fluxo de atendimento possibilitará também que os médicos retomem suas escalas normais nas unidades do bairro, já que vinha ocorrendo um revezamento para garantir o funcionamento adequado do Centro de Triagem para Covid-19.
E, ainda, o retorno gradual de outras atividades promovidas pela UBS Centro, como encontros de grupos de apoio e cirurgias ambulatoriais.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca, no entanto, que, caso o município volte a enfrentar um novo pico de infecções de Covid-19, como aqueles registrados em julho e novembro, novas estratégias emergenciais para enfrentamento da doença poderão ser implementadas.
Em quaisquer circunstâncias, o Hospital Monsenhor José Locks permanece como referência para atendimentos de urgência/emergência, assim como para horários em que as unidades básicas de saúde estão fechadas.