A imunização contra Covid-19 em Canelinha iniciou também na manhã de quarta-feira, 20. Em um ato simbólico, a médica, residente no município, Grasiela Gaspary Oliveira, foi a primeira pessoa a receber a dose.
Ela, que atua diretamente na linha de frente contra a doença, afirma que é uma emoção muito grande poder ser a primeira vacinada no município. “A gente esperou muito por isso, então é um sentimento de alívio e de que vamos vencer, com amor e compaixão, vamos superar esse momento”, diz.
Para os trabalhadores da Saúde, foram destinadas 46 doses da vacina e outras 22 para a população indígena do município.
Logo após a médica ser vacinada, o Cacique Marcelo Benite da aldeia Mbyá Guarani, de Canelinha, esteve também no Centro de Atendimento ao Covid-19, juntamente com o agente de Saúde da aldeia, Nilton da Silva.
Silva atua há dois anos na aldeia e, por isso, foi o escolhido pelo Cacique para receber a primeira dose da vacina entre a população indígena do município.
Na quinta-feira, 21, as demais doses da vacina serão aplicadas na população indígena, diretamente na aldeia.
O Cacique explica que, inicialmente, foi discutido na aldeia a questão da vacinação, pensando na cultura indígena. “Agradecemos a toda equipe da Saúde, pois é um momento emocionante poder receber a essa vacina”, afirma.