No quadro, o professor escreve os tópicos de um dos assuntos da disciplina, enquanto os alunos sentados na sala de aula ouvem atentamente a explicação. De casa, William acompanha tudo, em tempo real, da tela do seu computador. A tecnologia adquirida pela Unifebe e aplicada no Ensino Médio tem mudado a realidade das aulas em tempos de pandemia. Três salas já foram equipadas com câmeras em 4K, que permitem a realização de aulas presenciais e virtuais simultaneamente. Outros espaços serão preparados para receber a tecnologia e serem utilizados pelos estudantes de Graduação.
William de Novaes é acadêmico do 1º ano do Colégio Unifebe e mora com pessoas do grupo de risco do novo coronavírus. Para prezar pela segurança dos seus familiares, William é um dos estudantes que optaram por não retornar às aulas presenciais. Apesar de não estar fisicamente próximo dos colegas e professores, ele conta que a nova metodologia tem garantido a qualidade do ensino. “Mesmo virtual é possível acompanhar as explicações no quadro, ouvir meus professores e colegas debaterem sobre os assuntos, e ainda interagir com todos eles pela plataforma. Eu me sinto dentro da sala e participo ativamente de todas as etapas das aulas”, salienta Wiiliam.
Em cada sala, as câmeras são programadas para gravar exatamente a parte do quadro que está sendo utilizada pelo professor, e além das câmeras, o equipamento conta com microfones bluetooth com alta captação de áudio. “O investimento feito pela nossa instituição tem possibilitado garantir a qualidade dos estudos presenciais aos estudantes que optaram por não voltar para o colégio nesse momento”, explica o diretor do Colégio Unifebe, professor Claudemir Aparecido Lopes.
As aulas captadas pelas câmeras 4K são transmitidas via Google Meet. O método foi adotado pela Unifebe para a implantação do ensino híbrido, durante o período de restrições da pandemia.