O microempreendedor individual (Mei) Angelo Zunino Azambuja (PT) tem 34 anos e é natural de Porto Alegre (RS). Da capital gaúcha, ele veio para São João Batista no ano de 1988, quando tinha apenas três anos, vindo a morar no distrito de Tigipió.
Zunino é conhecido na cidade devido ao longo tempo de militância ao Partido dos Trabalhadores. Também foi duas vezes candidato a vereador em 2012 e 2016, e uma como deputado estadual em 2018. Porém, em nenhuma das três eleições, conseguiu se eleger.
Católico praticante, ele é casado com a técnica em Segurança do Trabalho, Maritane Braun Zunino, 36 anos, a Mari, com quem tem os filhos, Eduardo, Emanuelly, Henrique e Enzo Zunino.
Sobre ideologia política, Zunino destaca a do Partido dos Trabalhadores, e cita o desenvolvimento com distribuição de renda, e diminuição das diferenças sociais, com igualdade de oportunidades a todos.
Em uma frase, ele define política como “a arte de transformar vidas, uma necessidade para a organização da sociedade”.
Nesta entrevista ao Correio Catarinense, Angelo Zunino destaca quais serão as prioridades de seu governo, caso seja eleito prefeito de São João Batista, nas eleições do dia 15 de novembro.
Olho: “Eu quero ser prefeito para melhorar a vida dos batistenses, e permitir maiores chances de igualdade social”
*****
1- Correio Catarinense: Por que você quer ser prefeito de São João Batista?
Angelo Zunino: Eu quero ser prefeito para melhorar a vida dos batistenses, e permitir maiores chances de igualdade social. Nossa cidade cresceu muito e precisamos dar a possibilidade para que mais pessoas tenham seus direitos assegurados através de uma boa gestão pública.
2- Correio: Quais são as prioridades que a cidade necessita?
Zunino: Nossa São João Batista necessita ser planejada com responsabilidade para poder atender as prioridades das pastas educação, segurança, saúde, infraestrutura, cultura, esporte, turismo, meio ambiente e transporte.
É preciso um olhar diferenciado, principalmente, para as pessoas com menor poder aquisitivo.
3- Correio: Como será a relação com o Poder Legislativo?
Zunino: Nossa gestão será transparente, objetiva e participativa. A inclusão fará parte do nosso governo.
Por isso, o Poder Legislativo terá vez e voz junto comigo e com o nosso vice.
4- Correio: Caso eleito, como será a participação popular e de entidades no governo?
Zunino: Será participativa, principalmente através da implementação do Orçamento Participativo, em que as comunidades decidem as prioridades de governo. O Orçamento Participativo é uma das bandeiras do Partido dos Trabalhadores (PT) e que fez muito sucesso, por democratizar as decisões dos investimentos públicos. Temos a certeza que, ao vencer a eleição, vamos assegurar que os bairros tenham vez e voz em nosso governo.
5- Correio: E a participação do vice na administração?
Zunino: O Quintino (Quintiliano dos Santos) será meu porta-voz das demandas do município, e atuante na nossa administração. A participação do vice será importante para que, juntos, possamos realizar tudo aquilo que planejamos e que está em nosso plano de governo.
6- Correio: O candidato pode deixar uma mensagem ao eleitor de São João Batista?
Zunino: Peço que venham conosco nesta caminhada. Não estamos fazendo visitas nas casas devido à pandemia da Covid-19. Nossa equipe entende que, se é para cuidar da saúde, agora em campanha temos que dar o exemplo e respeitar o direito de não ter esse contato direto com os batistenses. Mesmo assim, estamos divulgando nossos objetivos através das redes sociais e material impresso que está sendo entregue nas residências. Pedimos, humildemente, o seu voto para que possamos construir uma ‘SJB para TOD@S!’.