A advogada e vereadora Fernanda Melo Bayer, 43 anos, é a atual presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Tijucas. E, nesta eleição de 2020, já entrou para a história política da cidade, como a primeira candidata a prefeita. Nunca antes, o centenário município teve uma mulher na disputa da majoritária.
Segundo a candidata, Tijucas precisa de um ‘choque de gestão’ para o próximo mandato. “Colocamos nosso nome à disposição da comunidade para que possamos realizar um grande trabalho com transparência”, destaca.
A coligação ‘O Povo de Novo’ é composta por MDB, Republicanos e PTB. O plano de governo conta com 25 páginas, onde a candidata e o candidato a vice, o vereador Elói Pedro Geraldo (MDB), discorrem sobre as necessidades da cidade e os investimentos que farão, caso sejam eleitos em 15 de novembro.
Católica, ela é casada com o também vereador Esaú Bayer (MDB) e tem dois filhos: Davi Melo Neto e Luíza Melo Bayer.
Ao ser questionada sobre qual ideologia segue, ela define “a democracia em sua verdadeira concepção”. Em uma frase, define política como “a forma de organizar o homem na sociedade”.
Nesta entrevista ao jornal Correio Catarinense, Fernanda Melo destaca os objetivos, caso seja prefeita de Tijucas, na gestão 2021 a 2024.
*****
1- Correio Catarinense: Por que a senhora quer ser prefeita de Tijucas?
Fernanda Melo Bayer: Quero ser prefeita para levar nossa cidade ao patamar de desenvolvimento que ela merece. Com qualidade e respeito para o nosso cidadão. Temos todas as condições e potencial para o desenvolvimento, só falta o interesse político para essa ação.
2- Correio: Quais são as prioridades que a cidade necessita?
Fernanda: Saúde e educação em primeiro lugar. A correta distribuição de água potável para população que vem sofrendo pela inércia de nossa atual gestão, também é outra prioridade. Também é preciso investir em infraestrutura para prosseguir com a expansão e o desenvolvimento de Tijucas.
3- Correio: Caso eleita, como será a relação com o Poder Legislativo?
Fernanda: Nossa relação com o Poder Legislativo será de muita harmonia e participação. Devemos, acima de tudo, prover as necessidades do povo. Portanto, acreditamos que qualquer posicionamento político deve ser no sentido de atendimento do bem coletivo, desprezando-se os interesses pessoais.
4- Correio: Como será a participação popular e de entidades no governo?
Fernanda: Queremos construir um governo participativo. Iremos incentivar a criação das associações, dos Conselhos Deliberativos e demais agremiações que queiram o bem das pessoas. Nossa premissa será a transparência, de forma que nossas portas estarão sempre abertas ao povo e também às entidades. Vamos ouvir as necessidades e amparar da melhor forma possível essa relação.
5- Correio: E a participação do vice na administração?
Fernanda: Nosso vice, Elói Pedro Geraldo, já tem tradição na política de Tijucas. É um empresário e um homem do povo, que conhece as necessidades da terra. O Elói já ocupou as pastas mais importantes de uma administração do município, tem conhecimento da causa pública. Portanto, juntos vamos governar construindo um governo participativo junto ao cidadão de Tijucas.
6- Correio: A candidata pode deixar uma mensagem ao eleitor de Tijucas?
Fernanda: É ouvindo as necessidades do povo, fazendo um governo de participação, seriedade e transparência, que iremos conduzir Tijucas ao destaque que ela merece. Será uma nova era de desenvolvimento e prosperidade. Venha conosco, fazer do jeito certo e fazer melhor.