Nos últimos dias tem se percebido um novo aumento gradual no número de casos de coronavírus em todo país, e com isso já se fala em segunda onda da doença.
A secretária de Saúde de São João Batista, Karin Leopoldo, explica que o que se percebe é que a Covid-19 se comporta em ciclos de contágio.
“Como ainda não se tem a vacina, o vírus afeta alguns grupos de pessoas que haviam passado ilesos na primeira onda e pico de contágio”, diz.
A primeira onda ocorreu em Santa Catarina entre os meses de maio a agosto. E, em São João Batista, foi vivenciado nos meses de julho e agosto. “A segunda onda já está ocorrendo na Europa e agora iniciou em São Paulo. Aqui no estado é possível perceber o aumento em grandes cidades, como Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Itajaí e Balneário Camboriú”, destaca Karin.
Na última semana, São João Batista apresentou também um leve aumento, inclusive com novas pessoas internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“Ainda estamos controlados, mas solicitamos que a população nos apoie e continue adotando as medidas de controle já aprovadas e que ainda estão vigentes, como uso de máscaras ao sair na rua e durante qualquer atividade externa”, frisa a secretária.
Além disso, ela reforça o pedido de evitar ficar em locais que possam resultar em aglomerações, assim como evitar ir em família aos supermercados, manter o uso do álcool gel e lavar as mãos com frequência.
“No mais, seguiremos avaliando o mapa de classificação de risco da nossa região da Grande Florianópolis, e novas medidas poderão ser editadas de acordo com as regras estabelecidas pelo estado ou Ministério da Saúde”, acrescenta.
A secretária lembra que as portarias já adotadas pelo município seguem também em vigência.
Casos no município
Em menos de uma semana, os casos de Covid-19 dobraram em São João Batista. Até dia 24 de outubro, haviam apenas 22 casos ativos no município.
Na quinta-feira, 29, o número era de para 44 ativos, num total de 1338 confirmados e 1269 recuperados. Até o momento, o município contabiliza 25 mortes pela doença.