Na noite de terça-feira, 27, os candidatos a prefeito de São João Batista ficaram, pela primeira vez, cara a cara, para apresentarem suas propostas ao público, por meio de um painel de ideias.
O evento foi promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São João Batista, na Câmara de Vereadores, e transmitido ao vivo pelo Facebook da entidade.
No local, apenas poucos integrantes da equipe de campanha de cada candidato e diretoria da CDL se fizeram presentes para evitar aglomerações e seguir todos os protocolos de segurança.
Quatro candidatos estiveram presentes, sendo eles: Angelo Zunino Azambuja, o Zunino, do PT; Estevan Nascimento, do PL; Fernanda Adorne, a Pastora Fernanda, do PSC; e Heriberto Eurides de Souza, o Betinho Souza, do Cidadania.
Apenas o candidato Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, do MDB, não compareceu. Ele justificou a ausência informando que, devido a alguns sintomas de Covid-19 e por ter tido contato recente com uma pessoa que testou positivo, preferiu manter o isolamento para preservar a saúde de todos.
O painel foi formado por quatro blocos, sendo que nos dois primeiros o jornalista Juliano César foi o mediador, e na segunda parte, o jornalista Hércolis Marcos. Inicialmente, os candidatos tiveram a oportunidade de se apresentar e, de forma geral, apresentar suas propostas.
Em seguida, cada candidato respondeu a duas perguntas que foram sorteadas na hora, sobre temas relacionados à saúde, educação, saneamento básico, cultura e lazer, esporte, segurança pública, economia, terceiro setor, mobilidade urbana, assistência social, governo digital e desburocratização.
Para o presidente da CDL, Anderson Marchi, o evento atingiu o objetivo da entidade, que era contrapor os candidatos, ouvir as propostas e saber o que cada um pensa para o município, principalmente para o crescimento econômico e comércio. “Ouvimos várias propostas que foram induzidas pela gente, por meio de perguntas nossas e de nossos associados, e foi muito satisfatório”, afirma.
Perguntas dos associados
Marchi explica que, para formular as perguntas aos candidatos, foram ouvidos os associados por meio de uma enquete nos canais de comunicação da entidade. “Selecionamos as questões para não repetir e fizemos um sorteio para que elas fossem feitas a todos os candidatos”, detalha.
Ele ressalta que a escolha da entidade por um painel e não um debate se deu com o objetivo de ouvir as propostas, sem que fossem por perguntas direcionadas de candidato a candidato.
“Um debate, muitas vezes, pode partir para ofensas pessoais, e queríamos que fosse direcionado aos assuntos que queríamos ouvir, principalmente na parte econômica, social, educação e saúde, que é o que realmente interessa para a população”, diz.
O painel ficou gravado e está disponível para quem desejar assisti-lo, na página do Facebook da CDL São João Batista.