O advogado Diogo Francisco Alves Maciel (PSL) tem 37 anos e, pela primeira vez, vai para uma disputa eleitoral. Logo na estreia, competirá a prefeito de Canelinha, juntamente com dois veteranos: Antônio da Silva (PP) e Moacir Montibeler (MDB). Por isso, fala em renovação para angariar os votos necessários no dia 15 de novembro.
Mesmo sendo novato, Diogo tem no sangue da família o gosto pela política. O pai, o contador e advogado, Cidiney Neri Maciel, foi candidato a prefeito de Canelinha em 1992, mas não venceu.
Já o atual prefeito de Ituporanga, Gervásio Maciel (PP), é tio de Diogo. Gervásio, inclusive, já foi deputado estadual. Em Imbuia, terra da mãe de Diogo, o tio também é o atual prefeito, Amilton Machado (PP).
Em Canelinha, Diogo abraçou o projeto do PSL pela mudança. Assim como na maioria dos municípios do estado, a Terra das Cerâmicas também tem a famosa divisão entre colas brancas e colas pretas. “Temos que pensar na cidade como um todo. Canelinha não pode ficar dividida em lado A ou B”, destaca.
Católico praticante, Diogo é casado com Elaine Cristina Busnardi, que é formada em Direito e Ciências Contábeis. O casal tem uma filha: Sofie Busnardi Alves Maciel.
Ele tem como ideologia política, “administrar para o cidadão e não para partidos políticos”. Em uma frase, Diogo Maciel define política como “o meio pelo qual o cidadão elege democraticamente seus representantes para conduzir com responsabilidade e honestidade o seu destino, visando construir uma sociedade sadia”.
Diogo tem como vice, o advogado e vereador, Antônio Carlos Machado Junior, pela coligação ‘A Canelinha que Queremos”, PSL e Republicanos.
****
1- Correio Catarinense: Por que o senhor quer ser prefeito de Canelinha?
Diogo Maciel: Conheço nossa cidade e entendo os anseios da nossa comunidade. Sou cidadão presente e atuante. Com determinação e transparência podemos atender as necessidades das pessoas e fazer Canelinha crescer.
2- Correio: Quais são as prioridades que a cidade necessita?
Diogo: Que a administração seja efetiva para o cidadão, como um todo. Nosso principal compromisso é garantir atendimento médico digno e humano, saúde de qualidade, sem esquecer de todas as áreas que a administração deve atuar com eficiência, economia e qualidade, sempre voltada em proporcionar acesso a todos, principalmente aos bairros interioranos.
3- Correio: Em caso de vitória, como será a relação com o Poder Legislativo?
Diogo: Harmoniosa.Vamos trabalhar juntos, pois todos os projetos que serão encaminhados para discussão e aprovação pelos vereadores serão para atender aos anseios da comunidade. O objetivo será de colaboração e trazendo pautas e soluções que contribuem com a estrutura que pretendemos construir.
4- Correio: E sobre a participação popular e de entidades no governo?
Diogo: Através da sociedade organizada (Apae, sindicatos, clubes da melhor idade, Rede Feminina de Combate ao Câncer, entre outros) e participação de todo cidadão de bem, preocupado em solucionar e cooperar com a realização de todos os projetos, para solucionar os problemas da comunidade em que vive e cria a sua família.
5- Correio: E a participação do vice-prefeito na administração?
Diogo: Juntamos duas forças – Diogo e Junior – que têm o mesmo objetivo: de companheirismo e de cidadãos que querem contribuir para o desenvolvimento social, cultural e humano do povo canelinhense.
6- Correio: O candidato Diogo Maciel pode deixar uma mensagem aos eleitores canelinhenses?
Diogo: Renovar é preciso para fazer a Canelinha que queremos para nossos filhos e futuras gerações, sem distinção de raça, cor, credo e de partidos políticos, com o foco no cidadão, em primeiro lugar. Que Deus nos proteja e nos guie nesta tão sublime missão.