Uma ação da Associação de Pais e Professores (APP) e direção da Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes surpreendeu a todos os educadores durante a semana. Para homenagear aos professores pela passagem da data de 15 de outubro, foram entregues mimos nas residências de cada profissional da escola.
Na quarta-feira, 14, as entregas foram finalizadas aos 68 professores do educandário, residentes nos municípios de São João Batista, Nova Trento e Tijucas. O diretor da escola, Ezequiel Martins de Oliveira, 25 anos, explica que todo ano são realizadas homenagens ao Dia do Professor junto à APP.
Entretanto, neste ano, devido à pandemia da Covid-19, a direção da escola e da APP pensaram em como demonstrar gratidão aos profissionais pelos esforços que vem fazendo para que o ensino não pare, mesmo que de forma à distância. “Surgiu então a ideia de fazer a entrega em cada casa, com presentes personalizados, para que eles pudessem também se sentir acolhidos e valorizados”, diz.
Desta forma, cada professor recebeu um livro doado pela Secretaria de Educação, do autor Gabriel Persse, e um vinho personalizado, o qual foi adquirido com recursos da própria APP.
“Fazer a entrega dessas lembranças foi gratificante ao ver as diversas reações de cada professor, porque a escola é a reunião de amigos e pessoas. Estávamos o tempo todo juntos, e agora, tanto o professor, como alunos, famílias e a própria escola sentiu bastante com esse distanciamento”, destaca o diretor.
Ele ressalta que o mimo entregue é uma maneira singela de demonstrar o carinho e gratidão aos profissionais que estão se dedicando ao máximo para que as aulas online e atividades cheguem a todos os alunos. “É um momento bastante desafiador, mas todos estão dando conta”, afirma.
Fabiano dos Santos, 36, é tesoureiro da APP da escola, a qual participa há algum tempo. Para ele, o reconhecimento feito aos professores é muito merecido. “Todos os professores da Alice não medem esforços para, mesmo à distância, seguirem firmes na educação de nossos filhos. Eles tiveram que se reinventar e eu, enquanto pai de aluno, vivencio isso em casa, acompanhando minha filha, e vejo o quanto se esforçam para que o ensino seja com a mesma qualidade da sala de aula”, diz.
Na quinta-feira, 15, dia em que foi comemorado o Dia do Professor, os alunos ainda fizeram uma surpresa aos profissionais. “Foram gravados vídeos de alunos homenageando os professores. Esses vídeos foram transmitidos durante as aulas, e levantamos a hastag #valorizaçãodosprofessores nas redes sociais”, conta.
Emoção e surpresa
A professora do 3º ano, Rosalina Leonardo Germano, 44, leciona há 25 anos e há 13 está na escola Alice. Para ela, o Dia do Professor é muito especial, embora hoje em dia a profissão não seja tão valorizada. “O respeito que a sociedade tinha com o professor se perdeu ao longo do tempo. Mas, a pandemia fez muito pais nos verem de forma diferente”, comenta.
Ela ressalta que, durante todos esses anos como professora, nunca havia recebido uma homenagem do Dia do Professor em casa.
“Foi um ano atípico, de grande aprendizado com a pandemia. As aulas online foram um desafio no início, mas agora parece que sempre fizemos assim. Mas nada se compara à aula presencial, principalmente com nossos pequenos que, além do aprendizado, precisam de nosso afeto”, diz
A professora de matemática, Raquel Pereira Lopes de Alencar Maurici, 54 anos, conta que não estava em casa no momento da entrega, mas ao chegar, foi surpreendida com o presente. “Foi realmente surpresa, porque vieram sem avisar. O diretor tentou me ligar, mas estava sem o celular, quando cheguei que vi a lembrança. Foi muito gratificante”, conta.
Ela lembra que todos os anos, no Dia do Professor, toda a escola se reunia no tradicional encontro, regado de muitas coisas gostosas e boa conversa. “Este ano, infelizmente, não teremos esse momento. Mas, para compensar, fomos recompensados com essa lembrança maravilhosa, e em casa”.
Há 16 anos Raquel é professora na escola Alice e afirma que este tem sido o momento mais desafiador da profissão “A equipe é maravilhosa, não medem esforços para ajudar alunos, professores e famílias. E nesse momento, estamos tentando de várias maneiras chegar até nosso aluno, e ainda assim, em alguns casos não conseguimos”, comenta a professora.
Para ela, a data do Dia do Professor tem todo um significado especial, ainda mais pelo simples fato de amar ser professora, em especial, de matemática. “Poder contribuir para a formação dos nossos alunos é gratificante demais, e depois ver os cidadãos e profissionais que se tornaram é maravilhoso”, acrescenta.