Bom gente, sou Padre Elinton Costa, da Comunidade Bethânia. Resido no Recanto de São João Batista desde 2014. Atuo na Comunidade como sacerdote, formador geral e no que diz respeito à comunicação. Apresento o Programa Deus no Comando, que inclusive você é convidado a assistir toda quarta-feira ao vivo, às 20h, pelos canais: Youtube e Facebook do Programa Deus no Comando, da Comunidade Bethânia e do Portal VipSocial.
Fui convidado para, mensalmente, trazer uma palavra neste espaço do jornal. Alegro-me com a oportunidade oferecida e espero que tenhamos bons momentos de reflexão nos ajudando a crescer humanamente e também em nossa vida de fé. O mundo já sofre com muitas notícias tristes e violentas, vamos procurar renovar nossa esperança a partir de nossa fé e dos bons valores adquiridos em nossa história vida. Então, boa leitura!
*****
Inspirado em uma forte experiência de fé que o fez sentir o amor de Deus, Padre Léo, fundou a Comunidade Bethânia. Identificou no acolhimento uma forma de amar diferente da expressa nos romances entre casais apaixonados. Descobriu que o caminho de cura interior e de sentido da vida brota do sentimento de sentir-se amado.
Uma pena o amor hoje ser confundido com paixão, sexo, sensualidade, carência e etc. O Amor verdadeiro é dar-se da melhor forma possível, dar de si a quem amamos. Não são coisas ou palavras, mas atitude de se importar e dar o verdadeiro respeito humano fraterno evitando todo tipo de mal.
A moral cristã nos ensina que amar é fazer o bem e evitar o mal. A primeira vista pode ser algo frio, mas se meditado a fundo, é não fazer ilusão da vida. Enfim, amar é um ato livre de acolher o outro no coração e com ele lutar para um mundo melhor. Isto não significa não corrigir quando preciso, pelo contrário, se você ama e se importa, você não abandona nunca, educa, incentiva, perdoa e direciona para o bem a quem você ama.
Partilho um pouco do que inspirou Padre Leo a fundar a Comunidade Bethânia porque no próximo dia 12 de outubro de 2020 celebraremos 25 anos de existência da Comunidade. Um presente para São João Batista, um presente para toda a Igreja. Sinal dessa dádiva foi a abertura do processo de beatificação do Padre Léo. As pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo já procuram no Padre Léo referências de virtudes a serem seguidas. Suas pregações ainda são recordes de audiência por sua força de conversão e também pela forma irreverente de anunciar e viver a fé. Todo esse processo está sendo ainda analisado pela Igreja com muito cuidado.
Gostaríamos muito de acolher a todos aqui na Comunidade para celebrarmos juntos esses 25 anos de história em todos os momentos propostos, mas devido a pandemia do COVID-19 não será possível. Somente nas celebrações do Tríduo nos dias 09,10 e 11 de outubro e também no dia comemorativo dia 12 todos poderão vir, com os devidos cuidados, celebrar conosco na Arena Multiuso Padre Léo, em frente ao CEJU. Em nome da Comunidade Bethânia desde já gratidão a todos por construirmos juntos esta história e amor e acolhimento.