RECORDE
E São João Batista tem recorde de candidatos a vereadores nas eleições deste ano. No total, são 122 nomes colocados à disposição dos eleitores, para a escolha dos próximos 11 edis que vão comandar o Poder Legislativo pelos próximos quatro anos. E os candidatos têm a oportunidade de escolher o nome que vai à urna e que será divulgado na campanha.
NOMES INUSITADOS
Alguns esse ano são inusitados ou diferentes: Mandim do Posto, Marcelo Pedreiro, Marcio Sapão, Neco do Surdo, Nelson Doido, Paulinho da Ambulância, Rudnei do Ajax, Tarciso do Ônibus, Xepa, Zaqueu Jogador, Zé Fusquinha, Alexandre Barata, Beto da Jo Beterraba, Chaves, Chulipa, Chico Jardineiro, Costela, Henrique Boiadeiro, Janete Bem Viver, Emerson Motel e Jean Kayser. Este último, não é apelido, mas sim sobrenome. Porém, faz lembrar a marca de cerveja que fez sucesso nos anos 90.
APROXIMAÇÃO
Também há a candidata à prefeita, Fernanda Adorne, que aderiu o nome pastora. O interessante é que a maioria decidiu anexar ao nome a função que exerce, seja pedreiro ou jardineiro, ou um apelido com ao qual é carinhosamente conhecido. Queira ou não, isso aproxima a pessoa do eleitor. Boa sorte a todos.
PASTORES DOS DOIS LADOS
Em Canelinha, os pastores estão em coligações opostas, mas preservam o nome para a candidatura a vereador: Pastor Adriano de Souza e Pastor Arnoldo. Mas também há a Teka, que não é a marca de toalhas; o Dica, Célia do Vavá, João da Saúde, Robinson Advogado, Luciana Paraíba, Sargento Daniel, Tinoco, que não é o cantor; e o Eré, que não é o índio.
CARRÃO E LATOEIRO
Se em São João Batista há o fusquinha, o carrão mesmo ficou em Major Gercino, o Fuscão. Mas se caso precisarem de alguma reforma, tem o Edinho Latoeiro. Ainda há o Gilmar Jornaleiro, a Maria do Pita, a Dete do Vili e o Tichico. Até mesmo o candidato a reeleição para prefeito, Valmor do Pita, também é um nome composto de apelido.
CAPITAL DOS APELIDOS
Mas nada se compara a Tijucas, a Capital do Vale, porque não, a Capital dos Apelidos. Para começar, há dois apelidos já para os candidatos a prefeitos: Professor Elói e Ney da Tijusat. De vice, Sérgio Coisa Querida e Dr. Fernando. Então vem uma enxurrada de nomes inusitados ou carinhosos para vereadores. Tem o Adilson da Itinga e o Carlinhos da Itinga, além do Carlinhos do Posto. Há a Carmen Merendeira, o Claudemir Bigodinho, o Cláudio da Saúde, o Claúdio do Jornal, Repórter Salvador Santos, Paulinho K, o Coxinha e o Danone.
E SEGUE
Somente Professor (a) são oito: Consuelo, Edna, Gi, Kaká Alves, Neide Reis, Francisco, Marcelo e Janete Pedrini. Há o Dell Placas, Daniela Baú, Douglas da Educação, Dr. Antônio, Engenheiro Ricardo Müller, Fabiano Goleiro, Fernando do Gordo, Jean do Nico, José Construtor, Júnior da Ambulância, Lealzinho, Marcelo João da Água, Ney NKD, Petty, Pastor Argeu Silva, Pastor Josenilton, Tchaca, Vagão, Vagner da Praça, Xande da Praça, Vilsinho da Pisobello, Zezinho Associação e a Vanessa da Rua do Caju.