Depois de muitas polêmicas, idas e vindas, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Major Gercino decidiu compor com o atual prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL), nas eleições deste ano.
A decisão veio após convenção partidária na noite de terça-feira, 8, na sede do partido, em uma casa alugada no Centro e que será o QG de campanha.
Na votação final de 25 votos, o placar foi de 16 a nove pela coligação, com a participação de 21 votantes. A vereadora Viviane Booz Ferreira teve direito a três votos.
Um como membro da Executiva, outro por ser vereadora e um terceiro por ser a líder da sigla no Poder Legislativo.
Da mesma forma, a vereadora Viviane da Silva Batisti votou por duas vezes, como parte da Executiva e por ser vereadora.
Para o presidente do MDB, Waldir Sebastião Ramos, o Déco, deu a lógica na votação da Executiva. “Havia esse desejo da maioria do nosso partido. Como já falei em outra oportunidade, não queríamos coligar com o PP”, disse.
Aproximação
Duas vezes vereadora, Viviane Booz Ferreira antecipou que não iria mais ser candidata ao Poder Legislativo. “Creio que já tinha contribuído com o cargo”, comentou.
Viviane, então, tornou-se peça chave entre o Paço Municipal e a Câmara, ao trabalhar como interlocutora dos dois poderes. Ganhou o respeito e o prestígio do prefeito. Desde então, o partido trabalhou para viabilizar uma coligação.
Na janela de mudanças das siglas, o MDB se reforçou ainda mais e trouxe dois vereadores: Hilberto Arnoldo, o Beto (ex-Dem), e Claudir Ernane Abanaes (ex-PT). De dois, o partido começou a figurar com quatro vereadores na casa.
Exceção à Viviane da Silva Batisti, os demais demonstraram apoio ao prefeito Valmor do Pita, principalmente nos momentos mais divergentes no Poder Legislativo.
Apoio
A aproximação foi importante para o atual prefeito, que havia perdido apoio dos Progressitas. O PP entrou em litígio, especialmente o vereador Rodrigo dos Santos. Consequentemente, o próprio vice-prefeito Moacir Batisti perdeu espaço dentro da Administração Pública.
Vale lembrar que, apesar de nunca ter se filiado ao MDB, Valmor Kammers tem paixão pela sigla. Quando jovem, sempre apoiou as decisões e campanhas do 15, até pela proximidade com seu tio, Juca Kammers, um dos grandes emedebistas. “O MDB está em meu coração desde muito novo”, revelou o prefeito.
Convenção
A convenção do Partido Social Liberal será nesta sexta-feira, 11, a partir das 19h, no Centro de Convivência do Idoso Lourival dos Santos. O encontro selará a chapa de situação, com Valmor Pedro Kammers como candidato para a reeleição (PSL) e Viviane Booz Ferreira (MDB) de vice.