Os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da Escola de Educação Básica Alice da Silva Gomes já planejam os trabalhos para apresentarem na Feira de Matemática. A etapa municipal ocorre em julho e os projetos começaram a ser pensados desde o início do ano.
Para trabalhar a matemática neste ano, as professoras regentes das turmas do 5º ano, Adriana Vargas e Daiana Maçaneiro, trouxeram como tema a Terceira Ponte. “Pensamos em aproveitar um assunto real e que traz diversas possibilidades de aplicar a disciplina”, explica Adriana.
Segundo ela, com a obra da nova ponte de São João Batista será possível trabalhar a matemática em forma de comprimentos, metragens, quantidades de asfalto, volume e peso.
A necessidade de uma terceira ponte no município, por meio da análise do trânsito e quantidade de veículos diários nas estradas, bem como o aumento da população também serão estudados. Além disso, a quantidade de funcionários na obra e os dias trabalhados também entrarão para o projeto. “A prefeitura está nos ajudando, nos passando os dados sobre a obra”, informa a professora Daiana.
Na manhã de quarta-feira, 4, os alunos do 5º ano fizeram uma visita na obra da ponte. Esta foi a primeira parte prática para iniciarem, efetivamente, o projeto. Ao todo, serão seis turmas trabalhando assuntos relacionados à nova ponte.