Com o aumento dos casos de Covid-19, onde a maioria das pessoas que testaram positivo em Canelinha se encontram em isolamento domiciliar, o Serviço Municipal de Água, Infraestrutura e Saneamento (Semais) alerta a população para a separação e higienização do lixo.
A autarquia ressalta que os profissionais que trabalham na coleta do lixo precisam da ajuda e da conscientização de todos, pois o lixo também pode se tornar um agente infectante se não for descartado de forma adequada.
No caso de pessoas com suspeitas ou infectadas pela Covid-19, os cuidados precisam ser redobrados ao separar o lixo.
Entre as orientações repassadas pelo Semais, é preciso descartar o lixo usando duas sacolas ou sacolas mais resistentes para evitar que o plástico se rompa, além de garantir o fechamento adequado, e o saco não deve estar totalmente cheio.
Também, os sacos com o lixo devem ser pulverizados com desinfetante ou álcool, e identificados por escrito num bilhete grande colado no próprio saco ou amarrado com uma fita vermelha.
“É preciso ajudá-los a identificar o lixo infectado para que possam cumprir seu trabalho com segurança, e acima de tudo, nós devemos preservar a vida destes profissionais. Todos contra o coronavírus”, destaca.