Desde domingo, 26, São João Batista vive uma nova realidade. Em poucos dias após a abertura oficial da nova ponte José Jovino da Silveira, que liga os bairros Cardoso a Ribanceira do Sul, já se percebe uma mudança no trânsito do município.
A obra, iniciada em outubro de 2019, possui 100 metros de extensão e 14 metros de largura. A estrutura é comporta por três vãos, com cinco vigas de, aproximadamente, 51 toneladas cada.
As duas pistas de rolamento possuem largura total de 7,60 metros, além de passeios públicos, ciclovia, iluminação e um deck de madeira em uma das cabeceiras, tornando o local um cartão postal para a cidade.
A empresa Itaúba Construções e Incorporações Ltda é quem executou a obra, num valor de pouco mais de R$ 5,1 milhões, com recursos provenientes da linha de crédito de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento (Finisa), da Caixa Econômica Federal.
O projeto ainda contemplou melhorias no entorno, sendo que doze vias foram asfaltadas, totalizando mais de nove quilômetros. Entre elas, duas ruas foram construídas para possibilitar o acesso à ponte: a Maria Alves da Silva Paschoal, pelo lado do bairro Ribanceira do Sul, e Murilo Marcos da Silva, pela margem situada no bairro Cardoso.
Para marcar a abertura da ponte, a prefeitura fez um vídeo transmitido pela página oficial do Facebook, no domingo. Nele, o prefeito Daniel Netto Cândido comentou que foi bastante questionado sobre a inclinação que a ponte tem pelo lado do Cardoso. “Fizemos dessa maneira pensando no futuro, que assim poderá ser construída a avenida Beira Rio, dando ainda mais mobilidade para o trânsito do município”, explica.
Grandes expectativas
Os moradores no entorno da nova ponte aguardaram por meses a inauguração, pois além da melhoria na mobilidade, a obra também trará demais benefícios aos bairros, como valorização de comércios, terrenos e moradias.
A comerciante Isabel Cristina Booz da Silva, 41 anos, do Supermercado Booz, em Ribanceira do Sul, afirma que a perspectiva é que haja uma melhora também para o comércio. “Ainda não deu para sentir uma grande mudança nesses primeiros dias, até porque as pessoas ainda estão se adaptando com o novo trânsito. Mas, acredito que vai melhorar em todos os sentidos”, analisa.
Morador há 30 anos do bairro Cardoso, o comerciante Ari Nilson Fucks Filho, aprovou a nova ponte. “Pela primeira vez vejo uma obra tão bonita, tão maravilhosa, valorizando nosso bairro. Obra de primeiro mundo. E para nós, do Cardoso, só alegria, pois era um sonho que foi realizado”, diz.
Para ele, que possui comércio, a nova ponte facilitou bastante o trânsito, tornando muito viável a ida e volta ao Centro da cidade. “Parabéns para o prefeito e muito obrigado por tudo”, finaliza.
Infrações relacionadas às mudanças
A Polícia Militar tem auxiliado no trânsito ao entorno da nova ponte desde a abertura, no domingo. Até quarta-feira, 29, nenhuma ocorrência foi registrada devido as alterações no trânsito.
O comandante de São João Batista, subtenente Márcio Meyer, informa que desde a inauguração, os policiais têm acompanhado o fluxo no local e apenas orientam quem é flagrado cometendo alguma infração relacionada às mudanças. “Não autuaremos nenhum condutor até o dia 9 de agosto por infração de trânsito relacionada às mudanças. Contudo, quem for flagrado cometendo alguma irregularidade é abordado, orientado e determinado que siga a nova regulamentação, principalmente no sistema binário implantado nas ruas Augusto Paulo Durkop, Mario Cipriani e José Antônio Soares, que passaram a ter sentido único”, explica.
Embora a PM não autue neste momento, o subtenente frisa que, caso um acidente aconteça por desrespeito às novas regras, o condutor estará sujeito à responsabilização civil e criminal.
“No que tange à fluidez do trânsito, acompanhamos diariamente e é perceptível a melhora, sem registro de filas nos horários de pico tanto no Centro quanto no entorno da nova ponte. Estamos monitorando em conjunto com o Departamento Batistense de Trânsito e verificando eventuais ajustes”, destaca.
Ainda nesta semana será instalada também uma câmera do sistema de videomonitoramento na nova ponte, que permitirá a fiscalização 24 horas por dia.
Rua para desvio será pavimentada
Durante esta semana, o Departamento Batistense de Trânsito observou o novo fluxo de veículos no Centro e nos acessos à nova ponte. O diretor da pasta, Jofre Melzi afirma que já é possível ver uma grande mudança na mobilidade, comparado com a semana passada. “Estamos indo observar ao meio dia e às 17h, que seriam os horários de pico e o trânsito tem fluído muito bem, com bem menos carros. Se percebe que espalhou o fluxo de carros que antes ficava todo concentrado no Centro”, diz.
O prefeito Daniel Netto Cândido também comentou sobre a fluidez no trânsito do Centro. “Em poucos dias já não vemos aquele tumulto de veículos nos horários de pico”, diz.
Melzi ainda acrescenta que a melhora, especialmente no Centro, foi de 50% a 60% já nos primeiros dias com a nova ponte. “Houve sim uma resistência dos moradores, porque estavam acostumados a fazer um trajeto e de repente se viram obrigados a mudar, mas de terça em diante temos recebido até mais elogios do que reclamações”, comenta.
Uma das reclamações da população é em relação ao acesso sentido Cardoso ao bairro Ribanceira do Sul, pela ponte, pois é preciso fazer um retorno para então seguir pela rua Mário Cipriani.
A rua mais próxima para retorno é a Alcides Trainotti Dalsenter, porém é uma via de estrada de chão. Então, para não passar por essa rua, os motoristas seguem até a Manoel Henrique Cardoso, tornando o trajeto mais longo. “Compreendo a reclamação e, inclusive, já conversei com o prefeito e na segunda-feira devemos começar a pavimentação na Alcides Trainotti Dalsenter. Acredito que isso vai ajudar muito”, revela.
Sinalização
Nos primeiros dois dias após a liberação da ponte José Jovino da Silveira e da alteração no trânsito em sentido único, Melzi relata que ainda teve muitos carros na contramão. “Mas de terça-feira em diante diminuiu essas situações, até porque a cada dia temos melhorado a sinalização”, diz.
A partir da próxima semana também será feita a pintura de setas indicativas de sentido único, com a sinalização horizontal, para melhorar ainda mais o trecho. “Mesmo assim já foi possível sentir uma evolução muito grande e poucos carros vindo na contramão. São mais moradores que acabam esquecendo e alguns caminhoneiros de fora que estavam acostumados com o trajeto de entrega em mercados e padarias”, diz o diretor.
Mobilidade urbana
Na avaliação do diretor de trânsito, as mudanças que ocorreram com a nova ponte são um progresso para a cidade. Porém, afirma que não está descartada a possibilidade de novas alterações. “Se percebermos que alguma rua precise mudar, com certeza vamos passar para o prefeito. Mas, a princípio, estamos vendo que tem funcionado bem e estamos muito contentes”.
Atenção redobrada
O diretor de trânsito pede que a população tenha atenção redobrada nesses primeiros 15 dias. “Aos motoristas, peço que tenham cuidado com a velocidade, pois é normal que alguns motoristas ainda esqueçam e peguem a contramão. Então é bom ter um cuidado redobrado, ainda mais em curvas, para que não tenha perigo de ocorrer um acidente”, reforça.