Canelinha agora conta com uma Associação Protetora de Animais. A Apac foi oficializada no domingo, 19, durante uma reunião entre um grupo de amigos que já atua na área de proteção animal.
O objetivo da entidade é conscientizar a todos sobre a importância da castração, vacinas, responsabilidade em ter um animal e, ainda, ajudar os animais abandonados.
Bárbara Zandonai, 26 anos, é uma das idealizadoras do projeto. Ela explica que a Apac foi inspirada na Associação Batistenses Protetores de Animais (ABPA), de São João Batista. “Como tinha muitos voluntários de Canelinha e muitos casos de abandonos no município, decidimos criar a entidade com a intenção de aliviar um pouco tantos casos e custos que hoje a ABPA possui”.
Sem fins lucrativos, a Apac já possui um grupo de voluntários que não recebem nenhum valor mensal para realizar os trabalhos. “Tudo é feito por amor”, destaca.
Membros voluntários
Em pouco tempo de criação, a Apac já conta com um bom número de voluntários, com pessoas de Canelinha e São João Batista. Porém, a intenção é aumentar o grupo. “São muitos casos de animais abandonados, e toda pessoa que queira participar no nosso grupo será muito bem-vinda, e tenho certeza que irá nos ajudar de alguma forma”, afirma Bárbara.
Além de ajudar com as ações desenvolvidas pela entidade, as pessoas que tiverem interesse também podem contribuir oferecendo lar temporário para os animais resgatados. “Estamos precisando de pessoas que disponibilizem espaço em casa para ficar com algum animal até que seja adotado”, acrescenta.
Um grupo no WhatsApp foi criado para que os voluntários participem e estejam por dentro das ações da associação. Para fazer parte basta enviar uma mensagem para (48) 99969-8264.
Ainda em fase inicial, os membros idealizadores buscam agora legalizar a associação e criar uma diretoria.
Projetos
Bárbara revela que, apesar de ainda ser recente a criação da entidade, os membros já estudam quais projetos colocarão em prática. “Assim que passar a pandemia, pretendemos fazer a feirinha de adoção de animais, além de tentar trazer o mutirão de castração para nossa cidade”, conta.
Ela ressalta que é muito importante que os animais sejam castrados para que diminua a superpopulação de animais abandonados. “Esperamos poder contar com um grande número de voluntários ativos, para realizarmos eventos que necessitam de muitas pessoas para dar um bom resultado”, pontua.
Ajuda à entidade
Como ainda não foi legalizada, a Apac não possui uma conta bancária para depósito. Mas, as pessoas que desejam contribuir com a entidade podem entrar em contato com algum voluntário. Ou ainda, depositar diretamente na conta das clínicas veterinárias parceiras para algum caso específico.
Rifa
Uma das primeiras ações da Apac é a realização de uma rifa, com objetivo de arrecadar fundos para a causa animal.
O valor do bilhete é de R$ 2,00 e pode ser adquirido com os voluntários da associação. O sorteio será realizado no dia 11 de outubro, pela página oficial da Apac, no Facebook. Os prêmios serão: um capacete infantil, calçados, estojo de maquiagem, toalhas de banho e brindes surpresa.