Quem nunca se sentiu confuso ou até mesmo angustiado, e não sabia de onde vinham esses sentimentos? Que atire a primeira pedra aquele que sempre consegue gerir suas emoções e acredita que já conhece tudo sobre si mesmo!
No atual momento que a sociedade está vivendo, estamos cada vez mais ansiosos pelo que virá no futuro, sofrendo por aquilo que não vivemos no passado e nos esquecemos de viver o momento presente.
Cada indivíduo tem a oportunidade de buscar o seu “autoconhecimento”. Autoconhecimento este, que permite que o indivíduo descubra suas qualidades, capacidades, bem como seus pontos que devem ser melhorados.
Fazendo com que ele tenha clareza sobre os reais motivos de estar vivendo de seu passado ou em prol de seu futuro, deixando assim de viver o momento presente.
Autodesenvolver-se ajuda a gerir suas próprias emoções, sejam elas negativas ou positivas. Esse controle emocional, também muito conhecido como ‘Inteligência Emocional’, ajuda a evitar baixa autoestima, ansiedade, estresse, esgotamento emocional, frustração e instabilidade emocional, dentre outros sentimentos negativos.
Atuando ainda como uma forma de manter o bem-estar mental, colaborando para que tenhamos respostas conscientes para vários problemas.
O escritor Eckhart Tolle em seu livro “O Poder do Agora” traz o conceito do momento presente como única realidade. Rebaixando assim a importância do passado e do futuro para o segundo plano. Ele demonstra que basta acalmarmos nossos pensamentos e olhar, no momento presente, para o mundo diante de nós.
O livro é uma excelente opção de leitura para aqueles que buscam estar focados no momento presente através do autoconhecimento.
O autoconhecimento é um processo contínuo na vida de cada individuo, não basta buscarmos uma única vez conhecermos a nós mesmos, mas sim, é necessário que façamos isso diariamente por toda a nossa existência.
Você pode procurar profissionais como coach, psicólogo, psiquiatras e terapeutas para lhe auxiliar nesse processo de autoconhecimento.
Uma grande dica de atividade que você pode realizar na sua casa, é fazer várias listas sobre você e a sua vida. Listando os seguintes itens:
• Qualidades e defeitos: sendo o mais sincero possível com você mesmo.
• Escolha de cinco a dez momentos que marcaram a sua vida, positiva ou negativamente, analisando quais as emoções geradas por esses momentos.
• Relacione todas as coisas que mais gosta de fazer e todas as coisas que você odeia fazer;
• Liste todos seus sonhos e prioridades de vida;
Ao finalizar analise as listas e observe quantas oportunidades você possui a desenvolver e quantos pontos fortes você possui e não tinha clareza dos mesmos.
Diante disso tudo refilta: numa escala de 0 a 10, quando foi a última vez que você buscou a conhecer a si mesmo? Como diria Socrates “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses.” Só aquele que se aceita, se conhece e se valoriza consegue viver de uma forma satisfatória.