A partir desta semana, a Fundação Batistense de Esportes (Fube) disponibiliza treinamentos online de futsal, voleibol e taekwondo, além de exercícios gerais. Os vídeos são produzidos com foco no desenvolvimento de técnicas individuais para cada modalidade. Os conteúdos poderão ser acessados gratuitamente pelo canal da Fube no YouTube. Segundo o diretor executivo da fundação, Marcelo Miranda Machado, é uma forma de incentivar a prática de esportes, mesmo em meio a todas as restrições atuais por conta da pandemia do coronavírus. É um projeto que permitirá não somente aos alunos se manterem em atividade, como também a comunidade.
FUBE NO GOOGLE
Além disso, os estudantes que participam das escolinhas da Fube terão aulas virtuais, uma vez por semana, para interação com os professores. A plataforma utilizada, neste caso, será o Google for Education, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Já os integrantes das equipes de competição, têm recebido, desde o início das restrições, cronogramas de atividades para se manterem na ativa. O período também foi aproveitado pela Fube para elaborar uma cartilha de padronização da filosofia de treinamentos de futsal, a exemplo do que já ocorre com o voleibol há alguns anos. E, ainda, para uma revisão no planejamento das atividades para 2020.
NOVAS REGRAS DE TV
Publicada no Diário Oficial da União, a medida provisória do Governo Federal que modifica artigos da lei Pelé (9.615/1998). Em tese dá aos clubes mais poder de barganha nas negociações dos direitos de TV dos jogos de futebol. A publicação foi comemorada por equipes da Série A do Brasileiro. Especialistas, porém, temem que novas formas de negociação possam aumentar a disparidade financeira entre os clubes do país.
NA EXPECTATIVA
Recém-profissionalizado, o Esporte Clube Atlético Batistense ainda aguarda uma reunião com o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, para apresentar os projetos do clube. Um dos objetivos do tricolor é a disputa da Série C do Campeonato Catarinense. Porém, ainda depende da situação da pandemia para saber se, realmente, a Federação Catarinense de Futebol vai realizar a competição.
REPERCUSSÃO
Paralelo a essa questão, o empresário e vice-presidente do clube, Valdecir José Setti, o Cili, está no processo de finalização das obras do Centro de Treinamento (CT) em que o tricolor vai utilizar, no bairro Índia, em Canelinha. Segundo Cili, a repercussão do nome Atlético Batistense aumentou consideravelmente após a Federação Catarinense de Futebol publicar a informação de que o clube se profissionalizou. Empresários e investidores do futebol entraram em contato, assim também como clubes se colocaram à disposição para contribuir.