Dois casos suspeitos do novo Coronavírus foram registrados em Tijucas. A informação chegou na quinta-feira, 27, para a Secretaria de Saúde do município. As pacientes, que retornaram de uma viagem à Alemanha, serão monitoradas a partir de agora.
Segundo a secretaria, os casos não haviam sido divulgados por recomendação da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC), pois se tratam de suspeitas.
As pacientes estão sem muitos sintomas aparentes e requerem confirmação por meio de exames que ainda estão sendo analisados. “Reiteramos nossa preocupação com a comunidade e reforçamos que não há motivo para pânico. Também pedimos a todos que adotem as medidas de proteção que são recomendadas em casos de gripe”, informa a Secretaria, por meio de uma nota oficial emitida na tarde de quinta-feira, 27.
De acordo com a pasta, neste momento o que existe é o monitoramento de dois funcionários da empresa Portobello, que viajaram recentemente para a Itália. Porém, são moradores das cidades de Porto Belo e Itapema.
Embora não sejam moradores de Tijucas, a Secretaria está prestando apoio, monitorando os casos e já notificou os órgãos do estado.
A empresa Portobello também emitiu uma nota esclarecendo que um grupo de dez funcionários retornou no sábado, 22, de uma viagem de treinamento em Bologna, na Itália. Eles retornaram em voo e datas diferentes do passageiro brasileiro diagnosticado com Coronavírus.
Por iniciativa da empresa, e acompanhando os fatos recentes, de forma preventiva e ouvindo as autoridades de saúde, recomendou-se aos funcionários que permaneçam em casa, sob monitoramento médico.