Depois de mais de quatro décadas de atuação profissional ligada à agricultura, pecuária, defesa sanitária, gestão pública e desenvolvimento regional, o médico-veterinário Túlio Tavares Santos decidiu colocar sua experiência à disposição de Santa Catarina e confirma sua candidatura a deputado estadual.
Natural de Tijucas e atualmente residente em Canelinha, Túlio construiu sua trajetória profissional atuando em diferentes áreas da administração pública municipal, estadual e federal.
Formação e trajetória na agricultura
Formado em Medicina Veterinária pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em 1983, Túlio também é técnico em Agropecuária, formado pelo Colégio Agrícola de Araquari, possui graduação em Tecnologia em Administração Pública e pós-graduação em Saúde Pública.
Sua trajetória na administração pública começou ainda na década de 1980. Na Cidasc — Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina, onde atuou de 1984 a 2016, exerceu funções relacionadas à defesa sanitária animal e vegetal e à inspeção de produtos de origem animal, chegando à direção técnica.
Entre os trabalhos desenvolvidos durante sua trajetória na Cidasc, está sua participação em ações que contribuíram para o reconhecimento internacional de Santa Catarina como área livre de febre aftosa sem vacinação, uma conquista de grande importância para a agricultura e a pecuária catarinenses.
Experiência na gestão pública
Ao longo dos anos, Túlio também ocupou diferentes funções no Governo de Santa Catarina. Entre 2003 e 2005, foi secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Brusque, participando da implantação da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional.
Também atuou na estrutura de Gestão da Descentralização de Santa Catarina, entre 2007 e 2008, quando exerceu a função de diretor de Gestão da Descentralização.
Na Secretaria de Estado do Planejamento, entre 2008 e 2014, atuou como secretário-adjunto, participando da condução de processos administrativos e da coordenação e elaboração de planos de desenvolvimento regional.
Túlio também integrou o Grupo de Reforma Administrativa do Estado de Santa Catarina, participando dos trabalhos que resultaram nas Leis Complementares nº 284 e nº 381.
Na Secretaria de Estado da Administração, entre 2015 e 2018, exerceu a função de diretor de Gestão de Patrimônio, trabalhando com gestão da frota, equipamentos públicos, elaboração de normas e processos relacionados ao patrimônio do Estado.
Atuação federal
A experiência de Túlio também chegou à administração federal. Conforme seu currículo profissional, de 2019 a 2023 exerceu a função de Superintendente Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Santa Catarina, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A experiência acumulada ao longo dos anos foi determinante para a decisão de voltar à disputa eleitoral.
“Durante muitos anos, trabalhei nos bastidores, ajudando a construir projetos, acompanhando a administração pública e trabalhando diretamente com questões importantes para Santa Catarina. Agora aceitei o desafio de colocar essa experiência à disposição da população.”
De volta à vida eleitoral
A candidatura representa também um retorno à vida eleitoral. Túlio já havia disputado uma eleição para deputado estadual anteriormente e, ao longo dos anos, manteve participação na vida política e administrativa catarinense.
Agora, como Túlio Veterinário, pretende apresentar sua trajetória e suas ideias ao longo do processo eleitoral, dialogando com diferentes regiões de Santa Catarina sobre os desafios e oportunidades do Estado.



