Cristiéle Borgnovo
Para os cristãos, o Tempo do Advento é de preparação para o Natal, que é o nascimento de Jesus. Ele iniciou um 30 de novembro, e nesse ano, a Comunidade Bethânia, que tem a matriz em São João Batista e também outros recantos espalhados pelo Brasil, uniu essa preparação de oração, que antes acontecia de forma interna a ser compartilhada com todos. “Convidamos você a rezar junto das nossas famílias, da família Bethânia para as famílias de todo Brasil”, destaca Padre Lúcio Tardivo, moderador da Comunidade Bethânia e presidente do Instituto Padre Léo.
Do dia 30 até 25 de dezembro, no Natal, o Padre rezou o Terço das Famílias e quem deseja pode acessar o site nataldacomunidadebethania.com.br e rezar junto. Também no site está disponível de forma gratuita o e-book com a oração. Todos os dias às 07h a oração do dia já está disponível. “Que nesses dias do Advento, Jesus possa estar em todos os lares, nas famílias. Lembre-se de todos aqueles que você traz no coração, para que as bênçãos possam cegar até eles”, destaca Padre Lúcio.
O Advento marcou o início do Ano Litúrgico da Igreja Católica Apostólica Romana e corresponde ao período de preparação para o Natal do Senhor. Com duração de quatro semanas, esse tempo convida os fiéis à vigilância, conversão e esperança, lembrando a dupla vinda de Cristo: a celebração do nascimento em Belém e a expectativa pela vinda gloriosa no fim dos tempos. A liturgia utiliza a cor roxa como sinal de recolhimento e reflexão, enquanto a coroa do Advento, acesa progressivamente a cada domingo, simboliza a luz de Cristo que ilumina a humanidade.
Durante o Advento, a Igreja orientou a comunidade cristã a intensificar a oração, a prática da caridade e gestos concretos de solidariedade. É um período que motiva a revisão de vida e incentiva a abertura do coração para acolher o mistério do Natal. As leituras bíblicas destacam figuras como o profeta Isaías, João Batista e Maria, que expressam a esperança messiânica e apontam para o nascimento do Salvador.



