A Secretaria Municipal de Saúde de São João Batista iniciou na última semana a realização de atendimentos odontológicos domiciliares a pacientes acamados. A iniciativa foi viabilizada após a aquisição de um equipamento odontológico móvel, no valor de R$ 14.375,00, assim como outras melhorias efetuadas na área de Saúde Bucal ao longo do ano.
O conjunto portátil permite a realização de todos os procedimentos previstos na rede de atenção básica, garantindo aos pacientes que não podem se deslocar até as unidades o mesmo padrão de cuidado oferecido nos consultórios das unidades de saúde.
Conforme explica a chefe da divisão de Saúde Bucal, Tatiane Yanaze, as equipes das unidades de saúde identificam e solicitam a avaliação do cirurgião-dentista responsável, que verifica se o paciente se enquadra nos critérios para o atendimento domiciliar. A partir desta análise avaliação, o procedimento é agendado. As equipes também estão realizando o mapeamento de pacientes acamados, com o objetivo de ampliar o alcance do serviço.
Para o secretário municipal de Saúde, Marcos Marcelino, a iniciativa representa um avanço importante na atenção à população.
“A disponibilização desse serviço só foi possível graças a uma série de melhorias promovidas ao longo do ano na área de saúde bucal, incluindo a ampliação do número de profissionais e a aquisição de novos equipamentos. Com o atendimento domiciliar, garantimos mais acesso e qualidade de vida para quem mais precisa”, destaca.



