O prefeito de Canelinha, Moacir Montibeler, a secretária de Educação, Rosângela Maria Leal Cordeiro e o contador Luiz Gonzaga Amorim terão que quitar uma multa no valor de R$ 1.362,52 cada, devido à recente decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
CABE RECURSO
Além disso, a prefeitura terá que devolver o valor de R$ 110.371,50 para a conta do Salário-Educação. É que esse montante foi retirado desta conta específica para pagar a instalação do gradil que cerca o Parque Municipal recém inaugurado. Cabe recurso e, de acordo com o chefe de Gabinete, Alesson Alexander Cardozo, eles vão recorrer.
BATE-BOCA
Literalmente, os vereadores de São João Batista, Leoncio Paulo Cypriani (PSD) e Heriberto Eurides de Souza (Cidadania), não se entendem. Basta o sim de um lado e o não do outro, para ambos protagonizarem um verdadeiro bate-boca. E olha que dessa vez estavam sem plateia.
PERGUNTAR NÃO OFENDE
Qual a próxima peça a se mexer no jogo do tabuleiro eleitoral da atual coligação que administra São João Batista? Por que MDB, PSD e PSL não conseguem falar a mesma língua? O que falta para as lideranças definirem de vez o rumo que cada um deve ou vai seguir?
APOSTA DA APOSTA
Divergentes na Câmara de Vereadores, Fábio Norberto Stürmer, o Fábio da Ravel (PP), e Leoncio Paulo Cypriani, conversaram rapidamente como dois cavalheiros, em uma conveniência de um posto de combustíveis da cidade. Há quem aposte que ambos apostaram que: Leoncio será o candidato a prefeito pelo PSD e Fábio pelo PP. Pois então!
JÁ PASSOU DA HORA
Inexplicável a falta de debate que se encontra neste momento a Câmara de Vereadores de Canelinha. A discussão é, sem dúvida alguma, o princípio democrático para a votação de qualquer projeto de lei. Como que um vereador vai votar algo que não debateu? De todos os cinco municípios do Vale do Rio Tijucas, as sessões ordinárias de Canelinha são as únicas que ainda não voltaram de forma presencial. Claro, com os devidos cuidados de higienização e distanciamento.
CHAPA QUENTE
E a chapa parece que esquentou de vez pelas bandas do Pinheiral, interior de Major Gercino. Discussões fervilharam recentemente entre quem defende a atual administração, e quem não concorda com essa gestão. Há relatos, até mesmo, de agressões físicas contra um senhor de idade. Não houve registro de boletim de ocorrência de nenhuma das partes, o que impossibilita se aprofundar mais no tema. O que desejamos mesmo é a bandeira branca. Afinal, as eleições ainda nem começaram.
VOLTA OU NÃO?
O secretário de Assistência Social e Habitação de Nova Trento, Josemar Guilherme Franzoi (PP), está em período de férias até esta sexta-feira, 29. Ele poderá voltar ao cargo na segunda-feira, 1°, mas não é garantia. Neste momento, Deize Carmem Moresco é quem comanda a pasta.
PERÍODO DE AFASTAMENTO
Isso porque Franzoi tem pretensões de disputar o pleito eleitoral deste ano. Aos mais próximos, ele é um dos que defendem chapa pura no PP, com a dobradinha Max e Franzoi. E, para isso, o afastamento neste momento se faz necessário, de um período de quatro meses, para secretários que pretender ocupar cargos na majoritária.
OLHOS NOS OLHOS
Na última semana, precisamente na quinta-feira, 21, o ex-prefeito de Nova Trento, Orivan Jarbas Orsi (PSDB), que é presidente da sigla, participou de uma reunião ‘olhos nos olhos’ com membros do PP. Na pauta, as eleições de 2020. Tanto um lado, quanto o outro, decidiu que todos devem falar que PP e PSDB possuem candidatos a prefeito. E que na hora certa será decidido quem serão os nomes na majoritária.
BANDEIRA BRANCA
A reunião, com a presença de poucos membros de ambos os lados, quer pôr fim àquela polêmica que se publicou aqui no Entrelinhas, de que o PP poderia optar por chapa pura. O assunto não caiu bem no ninho tucano. E, por isso, partiu do próprio PP, ao menos das principais lideranças, realizar esse encontro e aparar as arestas.
O VÍDEO
Circulou via redes sociais um vídeo do prefeito de Major Gercino, Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (PSL), em uma confraternização com o empresário batistense que está com covid-19. Este cidadão começou a se sentir mal na sexta-feira, 22, onde procurou o hospital. A confirmação da doença veio na terça-feira, 26.
SOMENTE APÓS O TESTE
A coluna entrou em contato com o prefeito. Ele disse que se pronunciará oficialmente sobre o assunto somente no momento em que apresentar o teste do coronavírus. “E pode ter certeza que será negativo, pois o vídeo é do início do mês”, garante Kammers.
ISOLAMENTO
O secretário de Saúde, Marcos Marcelino, informou que o prefeito está em isolamento social até o resultado do teste. Até o momento, Major Gercino é a única cidade do Vale do Rio Tijucas que não possui caso positivo de covid-19.