Dois cursos da Unifebe receberam o conceito cinco nas avaliações externas das comissões do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (Mec). O conceito de curso na faixa máxima alcançado pelos cursos de Pedagogia – Anos Iniciais e Tecnologia Educacional foi obtido após avaliações “virtuais in loco”, neste início de mês de outubro, vinculadas ao processo de reconhecimento de cada um dos cursos.
O processo de avaliação contempla dimensões como: organização didático-pedagógica; corpo docente; e infraestrutura. Durante a visita virtual, a Comissão Avaliadora também avaliou documentos, o projeto pedagógico de cada curso, além de realizar entrevistas com discentes, docentes, técnico-administrativos e com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Uma visita virtual síncrona possibilitou que a comissão, que contou com dois professores com formação nas respectivas áreas dos cursos, pudesse conhecer a infraestrutura disponível para a comunidade acadêmica.
As notas marcam o resultado das primeiras avaliações externas de ambos os cursos, como salienta o assessor de Desenvolvimento Institucional e coordenador da CPA, Robson Zunino. Segundo ele, o processo foi uma oportunidade de colocar o serviço ofertado sob avaliação técnica. “Os resultados alcançados traduzem o olhar externo de especialistas na área da educação de várias regiões do país, que, de maneira criteriosa, averiguaram as condições de oferta dos cursos”, descreve.
Reconhecimento
De acordo com o coordenador do curso de Tecnologia Educacional, professor Fernando Merízio, o resultado foi recebido com alegria e orgulho, além de refletir o trabalho coletivo da instituição e seu compromisso com a formação de novos professores. Conforme o professor, o reconhecimento indica avanços em direção a um futuro que considera próspero no que tange à formação de professores em tecnologias educacionais.