Cristiéle Borgonovo
Na segunda-feira, 25 de agosto, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canelinha celebrou 20 anos de fundação. Para marcar a data, a diretoria e as voluntárias organizaram um momento especial. Nesta na noite de sexta-feira, 29, às 19h30, será realizado um desfile para apresentar à comunidade, a camiseta especial do Outubro Rosa com o tema: “20 anos espalhando amor e prevenção”. A peça é exclusiva da Rede canelinhense. Após o desfile, será servido um bolo para comemorar a data.
A camiseta será vendida por R$ 40, e toda a renda será destinada à manutenção dos trabalhos preventivos e educativos realizados pela instituição. A peça oficial da campanha 2025 traz o dente-de-leão como símbolo, representando força, esperança e renovação. A planta resiste, floresce e, com a ajuda do vento, espalha suas sementes. Assim também é a Rede Feminina: cuida, acolhe e previne, mesmo diante dos desafios. Cada flor simboliza o compromisso das voluntárias com a vida do próximo. As camisetas podem ser adquiridas na sede da Rede, localizada na Avenida Joaquim José de Santana, nº 2432, no Centro de Canelinha, próximo ao Estádio Municipal Galeão.
A atual presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Canelinha é a aposentada Berenice de Fátima Goulart, 64 anos. Ela conta que ingressou como voluntária em 2016. “Eu nasci em Canelinha, mas quando me casei, meu marido passou em um concurso público em outra cidade e nos mudamos. Ficamos lá até nos aposentarmos. Mesmo de longe, eu já ouvia falar da Rede Feminina e me identificava com o trabalho que as voluntárias realizavam”, relata.
Com a aposentadoria do casal, eles voltaram para Canelinha. Berenice, então, procurou a Rede Feminina e se tornou voluntária, atuando há nove anos. Ela conta que as colegas que estão no grupo desde a fundação revelam que a inspiração para criar a Rede em Canelinha veio da experiência bem-sucedida da cidade vizinha, São João Batista. “As nossas colegas de São João consolidaram uma instituição de renome e respeito na região, exercendo um trabalho de excelência e de grande importância para o município”, afirma.
Em 2005, ano da fundação da Rede Feminina de Canelinha, na gestão do então prefeito Eloir João Reis, servidor público de carreira na área da saúde, foi concedido o uso do Casarão Sant’Ana para que a Rede pudesse realizar seus trabalhos. Depois de alguns anos, foi construída uma nova sede próxima à antiga. O prédio pertence à Administração Municipal e está cedido à Rede por 20 anos.
Dificuldades enfrentadas
Ao longo dessas duas décadas, nem tudo foram flores. Houve momentos em que se cogitou o fechamento das atividades. A situação financeira ficou extremamente delicada, e o local tornou-se insalubre, com goteiras e mofo. “Não tinha como uma voluntária ficar aqui dentro, muito menos realizar as coletas de Papanicolau”, destaca Bernadete.
Foi então que a Rede buscou recursos por meio de emendas parlamentares e conseguiu consertar o telhado. As melhorias internas foram realizadas com recursos próprios. “Uma das pessoas que nos apoiou e incentivou para que não fechássemos foi a saudosa Maria Círia Aragão Zunino, uma canelinhense residente em São João Batista”, recorda.
Ações realizadas pela Rede
A Rede Feminina de Canelinha realiza a coleta de exames preventivos para o câncer de colo de útero, o Papanicolau. Uma enfermeira voluntária desloca-se semanalmente até a sede da Rede para a coleta. As análises são feitas em um laboratório de Brusque, custeadas pela instituição. Em convênio com a Unimed, a Rede também dispõe de uma cota anual de mamografias, exame preventivo para o câncer de mama. Além disso, promove palestras preventivas em empresas, escolas, igrejas e instituições que solicitam.
Outro destaque é o grupo de apoio, que orienta mulheres em tratamento contra o câncer. Esse grupo realiza visitas domiciliares, acompanha a entrega de medicamentos, exames, agendamentos e, principalmente, leva palavras de conforto e carinho às pacientes.
Como ajudar
Quem quiser ajudar a Rede Feminina de Canelinha pode doar roupas, acessórios e calçados em bom estado, que são vendidos no bazar da instituição. Também há necessidade de voluntárias, pois todas as atividades e ações são realizadas sem nenhum tipo de custeio. “Às vezes, a pessoa não tem dinheiro para ajudar, mas tem tempo, e isso é muito valioso para nós”, afirma Berenice.
Além disso, são promovidas ações como bingos, pedágios e outros eventos. Em 2025, algumas atividades já estão programadas: no dia 28 de setembro haverá um bingo beneficente; em outubro será inaugurada a galeria das ex-presidentes; e, em novembro, será realizado o Chá Rosa. Interessadas em ser voluntárias podem procurar a Rede Feminina para obter mais informações.
Ex-presidentes
- Anice Aparecida Beirão – 2005 a 2008
- Maria Bernadete Trainotti Orsi – 2009 a 2012
- Denise Corrêa Silva – 2013 a 2016
- Andresa Regis Bona – janeiro a outubro de 2017
- Salvelina Nicolau de Souza – outubro de 2017 a dezembro de 2018
- Berenice de Fátima Goulart – 2019 a 2022
- Anny Caroliny Grimm – 2023 a 2024
- Berenice de Fátima Goulart – 2025 a 2026
“As nossas colegas de São João consolidaram uma instituição de renome e respeito na região, exercendo um trabalho de excelência e de grande importância para o município”