Como parte da campanha Maio Laranja, as escolas da rede municipal recebem, a partir desta quarta-feira (21), apresentações de teatro de fantoches da história Pipo e Fifi – Prevenção de Violência Sexual na Infância. A ação é resultante de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Fundação Municipal de Cultura e Juventude (Funjuve) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A iniciativa busca, de uma forma acessível e divertida, chamar a atenção para o tema. A história será apresentada pelo professor Jerry Laurindo e pela estudante Vitória Souza, da Escola Municipal de Teatro, Dança e Música. Após a peça, em conjunto com a psicóloga Érica de Oliveira Peixoto, serão promovidos bate-papos com as crianças sobre o assunto.
A campanha será ampliada nos próximos dias com o envolvimento das contadoras de histórias da Educação Infantil. Elas levarão a mesma temática às turmas do Pré I e Pré II, tanto nas escolas quanto nos núcleos infantis da rede municipal. A iniciativa busca promover o diálogo e a conscientização desde os primeiros anos escolares, reforçando o papel da escola como espaço de proteção e desenvolvimento integral das crianças.
Também estão sendo realizadas, com as turmas de Ensino Fundamental II, rodas de conversa sobre o assunto, por meio das equipes técnicas do CRAS e do CREAS.