Juliano César
Dois projetos de autoria do Poder Executivo foram aprovados pela Câmara de Vereadores de Major Gercino, durante a sessão ordinária na noite de segunda-feira, 12. Oito edis marcaram presença, com ausência de Jaci Taulentino Marcelino.
Em discussão e votação, juntamente com os pareceres das comissões, o Projeto de Lei (PL) 014/2025, que dispõe sobre a reestruturação e o funcionamento do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDDRS), instituído pela Lei n° 484/1991. O mesmo foi aprovado por unanimidade.
Da mesma forma, foi debatido e votado, juntamente com os pareceres das comissões, o PL 015/2025 que, autoriza o município de Major Gercino a firmar convênio com o Estado de Santa Catarina, através da Polícia Militar. O valor aprovado e que será repassado para a PM será de R$ 1,4 mil/mês para ajuda de custo em combustível.
Apelo
Na ordem do dia, também houve a leitura, discussão e votação de uma Moção de Apelo de autoria dos vereadores Marcos Antônio Martins, o Marquinhos (PP), Marcio Werlich (PP), e do prefeito Rodrigo dos Santos (PP), destinada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), ao qual foi aprovada por unanimidade. O objetivo é a instalação de uma torre de telecomunicações em Boiteuxburgo.
Palavra Livre
O assunto caminhonete 4 x 4 da Defesa Civil Municipal foi tema de pronunciamentos dos vereadores. Gilberto Pedro Kammers (União), agradeceu ao deputado Sérgio Guimarães (União), por ter destinado recursos para a vinda do veículo para Major Gercino, ao qual foi endossado pelo vereador Edson Rubik (União).
Já Marquinhos e a presidente Viviane da Silva Batisti (PL), informaram que o destino das emendas não foi somente de um, mas de todos os deputados estaduais. “Não é somente um, mas sim os 40 que lá estão na Assembleia”, disse o vereador progressista.