Juliano César
Devido a dois casos positivos de Dengue que registrou-se em Major Gercino, durante a segunda quinzena de abril, e considerando os três focos positivos que registrou-se neste ano, a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, Sanitária e a agente de Endemias Municipal, Valdete Malescki, executou ações estratégicas de combate ao vírus.
Com o objetivo de diminuir a proliferação do aedes aegypti, realizou-se uma intensificação das ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue nos locais que apresentaram os casos positivos da doença na última semana epidemiológica.
A força-tarefa, que ocorreu nesta semana, visou bloquear a proliferação do vetor nesses locais por meio de ações mecânicas, varredura e aplicação do Fludora, que é um inseticida utilizado no combate ao mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“Desta forma, viemos através deste pedir a colaboração da população majorense para auxiliar no combate ao mosquito da Dengue e dessa forma evitar o aumento dos casos da doença no município”, destaca Valdete Malescki
Como combater o mosquito
Não deixar água parada, deixe sempre bem tampados caixas d’água, poços, tambores de água ou tonéis, etc. Não eixar acumular água em pratos de vasos de plantas.
Plantas que possam acumular água, como folhas de palmeiras, devem ser cuidadas. Não acumular vasilhas e utensílios que possam acumular água.
Lave e troque a água dos bebedouros de aves e animais no mínimo uma vez por semana.
Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos de vidro no muro que possam acumular água.
Mantenha a água da piscina sempre tratada com cloro e limpe-a uma vez por semana. Se não for usá-la, evite cobrir com lonas ou plásticos.
Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas.