Juliano César
Com direito a presença dos professores da Rede Pública Municipal de Ensino e do próprio prefeito Rodrigo dos Santos (PP), a Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino aprovou por unanimidade, o projeto de lei que concede o Piso Nacional do Magistério, aos profissionais da educação. O prefeito já sancionou a lei.
Com isso, os profissionais da Educação receberão o Piso Nacional do Magistério, que passará dos atuais R$ 4.263,26 para R$ 4.867,77, retroativos ao início desse ano. Isso representará um aumento de 14,18% e beneficiará diretamente 37 profissionais que trabalham no município.
Presente na sessão, o prefeito disse que se sente feliz em poder cumprir com esse compromisso. “Essa iniciativa reflete o merecido reconhecimento da importância dos educadores e a certeza de que investir no magistério é investir no futuro da nossa comunidade”, destacou.
Todos os vereadores elogiaram e parabenizaram o prefeito pelo projeto. “As professoras são merecedoras desse reconhecimento. Parabenizar vocês por isso, e também ao prefeito”, disse o vereador e vice-presidente da casa, Márcio Werlich (PP).
Para Edson Rubik, da bancada de oposição, trata-se de um projeto por muito tempo esperado pelos professores e que, agora, chegou na Câmara, ao qual foi aprovado. “Parabenizar o prefeito pelo projeto e aos professores que recebem esse merecido piso salarial”, destacou.
Leitura
Entrou para leitura e futura votação, o PL 09/2025 que dispõe sobre a concessão de auxílio-transporte para estudantes matriculados em curso de ensino superior de graduação e de nível técnico.
Indicativos
011/2025 e autoria do vereador Marcos Antônio Martins, o Marquinhos (PP), indicando-lhe que verifique a possibilidade jurídica, viabilidade e impactos financeiros para o aumento do valor de pagamento referente ao vale alimentação dos servidores públicos.
E o 012/2025, de autoria do vereador Eliomar Batisti, o Lio (MDB), indicando-lhe que seja realizada a implantação de um sistema de vídeomonitoramento no município.
Prefeito
Rodrigo dos Santos usou a tribuna por aproximadamente 30 minutos, onde fez um balanço dos primeiros cem dias de governo, à frente da Prefeitura Municipal. Destacou dificuldades, mas também avanços na gestão pública.