Augusto Cèsar Diegoli
Santa Catarina está no centro dos planos de expansão da Shein para o Brasil no primeiro trimestre deste ano. Até o fim de março, a gigante asiática do varejo online quer ter pelo menos mil novos parceiros locais cadastrados em seu marketplace, plataforma própria que reúne diversas lojas virtuais. Isso representaria mais do que dobrar o atual número de 600 “sellers”, com a companhia chama empresas que vendem peças de roupa e outros tipos de acessórios em seu site para algo em torno de 1,6 mil. É o primeiro Estado que faremos a expansão neste ano, revelou um executivo que atualmente lidera a operação brasileira da Shein. Cidades como Blumenau e Brusque, dois dos principais polos têxteis catarinenses, estão na lista de prioridades nessa busca por novos parceiros. Mas a procura também vai abranger Florianópolis, Joinville e Itajaí.
Inadimplência menor
Santa Catarina fechou 2024 com queda na inadimplência do consumidor. Pesquisa da Fecomércio SC sobre este tema, a PEIC, apurou que a taxa de famílias com contas em atraso no estado recuou de 27,3% em dezembro de 2023 para 21,8% em dezembro do ano passado. O tempo médio de atraso nas contas em dezembro ficou em 59 dias. Frente aos demais estados, SC registrou o sétimo menor percentual de inadimplência. Mas na média nacional houve um aumento na inadimplência, que avançou de 28,8% em dezembro de 2023 para 29,3% em dezembro de 2024. Em SC também houve redução no total de famílias endividadas, que passou de 80% para 74,6% na mesma comparação. Na avaliação do presidente da Fecomércio SC, os resultados do Estado refletem o bom momento da economia.
Movimento recorde
A CCR Aeroportos segue investindo na modernização do Aeroporto de Navegantes, com um total de R$ 80 milhões já aplicados em melhorias essenciais. Entre as obras concluídas, destacam-se a ampliação da pista de pousos e decolagens para 1.800 metros, a adequação das pistas de taxiamento e a implantação de áreas de segurança, permitindo pousos e decolagens de aeronaves de maior porte. O ano de 2024 foi positivo para o aeroporto, que registrou 2,2 milhões de passageiros. Além disso, o aeroporto tem operado 24 horas por dia durante a alta temporada, contribuindo para o crescimento da região.
Atitude imprópria
Na última semana, foi noticiado que, a partir deste ano, as praias de SC não contarão mais com as placas indicando se a água é própria ou imprópria para banho. A mudança foi anunciada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), sob a alegação de “adaptar o sistema de comunicação de acordo com as novas tecnologias”. Com a retirada das placas, os banhistas precisarão acessar o portal do IMA para consultar a qualidade da água. O governo alegou ainda que a retirada das placas visa combater o vandalismo que comprometia a confiabilidade das Informações, já que muitas placas eram alteradas. As placas agora terão um novo formato, menos indicativo e com a presença apenas de um QR Code, onde o visitante terá que acessar o relatório por meio do celular.
Destaque no Brasil
Em ano com atividade econômica brasileira puxada pelo consumo interno e influência também do exterior, a economia de SC foi uma das que encerraram 2024 com desempenho acima da média nacional. Os dados das pesquisas do IBGE que embasam o cálculo do PIB mostraram que no ano passado a produção industrial do estado cresceu 7,7% frente a 2023, a maior média do país e SC também foi destaque nos crescimentos anuais de serviços 6,1% e varejo ampliado 7,2%. Com setor diversificado e inovador, SC fechou 2024 com crescimento na produção da indústria mais que o dobro do nacional, que ficou em 3,1%. Foi a segunda liderança recente de SC no setor. A outra foi em 2021, em plena pandemia, com alta de 10,3%.
Atitude
Compulsão por compras à parte, diante dos preços muito favoráveis, os milhares de argentinos que estão veraneando no litoral de SC são responsáveis por uma cena pouco comum: se o tempo está bom, refrescam-se nas areias das praias, em alegres grupos, reunindo famílias inteiras, de idosos às crianças de colo, até altas horas da noite, na companhia inseparável de cuias de mate.
Novas empresas
O mês de janeiro registrou ritmo acelerado na abertura de novos negócios em Santa Catarina. Foram 31.970 empresas registradas, 44,1% mais do que no mesmo período de 2024, quando totalizaram 22.183. As informações são da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc). O setor de serviços liderou a abertura de CNPJs. O comércio varejista e atacadista, mais reparação de veículos ficou em primeiro lugar com 5.510 novos negócios. Em segundo lugar ficou transporte e armazenagem com 4.882 novas empresas, seguido por atividades administrativas e serviços complementares com 3.232 registros. Para indústria foram abertas 3.137 novas empresas no setor de construção 2.832 novos negócios.
Mais segurança
O massacre ocorrido em Blumenau em abril de 2023, quando um psicopata pulou o muro da Creche Cantinho Bom Pastor, matou quatro crianças e deixou outras cinco ficaram feridas, consternou SC e o Brasil e exigiu resposta rápida da sociedade. Este ano, duas leis importantes foram sancionadas pelo governados dos catarinenses. Uma delas prevê a criação de plataforma tecnológica para reunir informações de diversas entidades, centralizando e compartilhando dados a violência escolar. O objetivo é contar com recursos especiais como o mapeamento geoespecial, que possibilitará identificar as áreas de maior incidência de violência e alocar os recursos necessários para prevenção e resposta ao problema.
Americanas
A loja da Americanas Express, localizada na Avenida Cônsul Carlos Renaux realizou dia 23 de janeiro, seu último dia de operação no município de Brusque. Um comunicado de despedida foi fixado na entrada do estabelecimento. Segundo uma colaboradora, os funcionários foram comunicados há cerca de 2 meses. Além da demissão, foi apresentada aos colaboradores a possibilidade de serem realocados para uma loja próxima. Toda a mercadoria que teve nessa loja foi transferida para outra.
Novo escritório em SP
A Zen dá mais um passo em sua estratégia de crescimento, aproximando clientes e parceiros com a abertura do novo escritório em Pinheiros, São Paulo. O novo espaço será dedicado ao atendimento das montadoras e sistemistas, sob a liderança de novo gerente de vendas. Além disso, o posto avançado em São Paulo irá apoiar o time de aftermarket. Esse avanço significativo dará suporte à estratégia de crescimento da Zen e ao seu plano de investimento de R$ 100 milhões. O escritório tem como missão reforçar o compromisso da empresa em oferecer soluções inovadoras e atendimento de excelência aos clientes.
Antigo prédio do INSS
O novo centro comercial construído no local onde funcionava o antigo prédio da agência do INSS, no Centro de Brusque, deverá ser entregue aos lojistas em breve, mais precisamente no final de fevereiro. O empreendimento está localizado na rua Rodrigues Alves, próximo ao Shopping Gracher. Desde o mês de agosto de 2023, o INSS passou a funcionar em prédio na rua Barão do Rio Branco, também no Centro da cidade. Trata-se de uma transformação significativa para essa região da cidade de Brusque, tanto em aspecto comercial quanto no visual.
Modelo
Cinco Estados já adotaram e 11 estão em tratativas para implantar o Programa Novos Caminhos, criados em SC, em 2013 em parceria envolvendo a Federação das Indústrias, Tribunal de Justiça do Estado e Associação Catarinense de Magistrados. Desde então atendeu 7,5 mil crianças, adolescentes e jovens, viabilizando 14,1 mil matrículas em educação básica e cursos profissionalizantes, 1,6 mil atendimentos psicológicos e odontológicos e 1,7 mil empregos.
No ar
Os aeroportos de SC movimentaram 8,2 milhões de viajantes em 2024, um crescimento de 12,6% em relação ao ano anterior. Este é o terceiro ano consecutivo com aumento. O destaque ficou na área internacional, com 890 mil passageiros e crescimento de 127,6% em relação ao 2023, o que colocou o estado como terceiro no país em movimentação de passageiros estrangeiros. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil.
Investimento
Construtora com forte presença na Grande Florianópolis, a Wkoerich está despontando como uma das maiores apoiadoras de projetos via Lei Municipal de Incentivos à Cultura. As iniciativas abrangem diferentes áreas, como música, teatro, cinema e ação social, demonstrando a diversidade do investimento da empresa.
Destino acolhedor
Na tsunami de boas notícias para o turismo catarinense, mais uma: Urubici agora está na lista dos 10 destinos mais acolhedores do mundo em 2025, conforme a plataforma Booking.com. A premiação acontece anualmente, reconhece parceiros de viagem de mais de 200 países e territórios pelo compromisso com a hospitalidade, com base em mais de 360 milhões de avaliações verificadas de viajantes na plataforma.
Dominação
É cada vez mais frequente, quando não semanal, nos principais meios de comunicação da região metropolitana de Florianópolis, notícias aterrorizantes sobre comunidades dominadas por facções criminais, que para mostrar poder e disputar espaço com concorrentes, expulsam famílias de suas próprias casas. E o poder público parece incapaz de fazer algo.