Juliano César
Com a presença de somente cinco vereadores, o Poder Legislativo de Major Gercino contou com a leitura de um projeto de lei ao qual denominará a futura ponte no distrito de Pinheiral. A sessão ordinária realizou-se na noite de segunda-feira, 25, ao qual teve a presença do presidente da Câmara, Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), além dos vereadores Edson Rubik (União), Áurea Maria Otto Liceski (União), Esmael Delluvino (União) e Viviane da Silva Batisti (PL).
De autoria do Poder Executivo, o Projeto de Lei denomina de Ponte Francisco Batisti, ao qual está sendo construída em Pinheiral. Na justificativa, o prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (União), destaca que se trata de uma justa homenagem ao senhor Francisco, bem como aos familiares que seguem trabalhando e contribuindo com o progresso e o desenvolvimento da cidade.
Francisco Batisti era casado com Helena Jacomelli Batisti, ao qual tiveram 13 filhos, 28 netos e 25 bisnetos. Moravam em Santo Aleixo, na localidade do Boião. Em busca de uma vida melhor aos familiares, em 1978 eles se mudaram para o distrito de Pinheiral. Porém, para chegar até a residência, tinha que atravessar o rio, onde existia uma ponte pênsil conhecida como pinguela. Vários anos depois, construíram uma ponte para a passagem de veículos.
O senhor Francisco era agricultor, criou e sustentou a família plantando milho, feijão e fumo. Ele morreu no ano de 2016. “Possuía conduta exemplar, representando um modelo a ser seguido pelos cidadãos, posto que foi exemplo de pessoa idônea, trabalhadora e cumpridora fiel de seus deveres para com sus semelhantes e nossa comunidade. Por isso, é merecedora desta homenagem do Executivo e Legislativo” destaca o texto do projeto, que será votado na próxima sessão.