Exposição e a declamação de poemas produzidos por acadêmicos do Centro Universitário de Brusque – Unifebe estiveram entre as atrações da IV Semana Literária e a I Semana do Curso de Letras — Inglês. A parte virtual da programação teve transmissões pelos canais oficiais da Unifebe e do Laboratório de Cidadania e Educação em Direitos Humanos (Lacedh) da instituição.
A abertura da programação, feita com a participação da reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, ocorreu com a live “Literatura e Saúde: A Vida Crônica de uma fisioterapeuta que se reinventou pelas escritas”, mediada pela coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Leilane Marcos e com Luciana Dallabrida como convidada. As atividades com transmissão virtual também contaram com o debate VI Literatura, Diálogos e Conexões: Fahrenheit 451, mediado pela professora Suy Mey Moresco. Fábio Briks, Fernanda Analu Marcolla, Roberta Mascarenhas e Edson Junior Candatten participaram do debate.
Para os poemas exibidos na “Voices in Verse: Poetry in English”, acadêmicos e acadêmicas da 7ª fase do curso de Letras – Inglês utilizaram o material produzido durante os componentes curriculares de Literatura Inglesa II e Literatura Norte Americana II. Segundo a professora Fabiana Boos Vásquez, o conhecimento sobre a literatura é importante para os futuros professores de inglês. Os trabalhos tiveram como inspiração autores como Ezra Pound, T.S. Eliot e Alfred Tennyson.
“O sarau literário oferece uma oportunidade única para os estudantes experimentarem a oralidade e a interpretação, estimulando sua sensibilidade literária e a habilidade de interpretar e transmitir emoções”, descreve.
A coordenadora do curso de Letras – Inglês, professora Rosana Paza, classificou a programação como uma experiência “gratificante e enriquecedora” para os acadêmicos e destacou o papel do repertório cultural, atuando em conjunto com a educação qualificada, no desenvolvimento do cidadão. “Essas narrativas enriqueceram o aprendizado, tornando-o mais dinâmico e colaborativo, visando destacar os talentos culturais da 7ª fase”, declarou
Roberta Hoepers Mascarenhas é acadêmica de Letras – Inglês e, após a participação ativa na programação, acredita que as atividades foram positivas para os colegas e curso. “Foi uma ótima oportunidade para treinar nossa criatividade e explorar rimas em outro idioma. O momento de apresentar em um ambiente diferente da sala de aula permitiu que a turma se unisse em torno da experiência, além de ser muito divertido, o grupo estava bem preparado para declamar após o tempo de prática e preparação”, descreve.