Juliano César
E nesta primeira semana de campanhas, São João Batista vive até aqui, uma eleição ‘estranha’. Até o momento, poucas mobilizações do povão nas ruas. Talvez pelo motivo de ainda não ter os famosos adesivos, ao qual os veículos estamparão os seus candidatos, assim como as colocações de placas nas residências, por exemplo.
‘PISANDO EM OVOS’
Mas o que causa estranheza é que a maioria das pessoas está ‘pisando em ovos’. Poucos se arriscam, ou se sentem à vontade, para dizer a sua preferência entre os quatro candidatos a prefeito. Entendo – e isso é apenas achismo de minha parte – que como são quatro candidatos com potenciais de votos, a população prefere guardas suas preferências para si próprio, ou apenas numa conversa com os mais próximos.
VAMOS AGUARDAR
Até o momento, aquelas famosas discussões políticas nos bares e nas esquinas se limitam a pergunta: em quem você vai votar? E a resposta é, quase sempre, um silêncio, ao dizerem que preferem ainda avaliarem os candidatos, os cenários. Porém, a tendência é que, daqui para frente, a campanha ganhe corpo e, com o avanço dos dias e mais próximo fique das eleições, as preferências comecem a brotar.