O município de Major Gercino foi um dos contemplados com o projeto Cinemóvel Solar, e recebeu nesta semana a exibição de filmes. Trata-se de um projeto cultural realizado pela Magma Cultura, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (Pic),do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC). O Cinemóvel Solar conta com as incentivadoras Celesc e Frahm.
Essa iniciativa do Cinemóvel Solar não apenas proporciona momentos de lazer, mas também promove a conscientização sobre a energia sustentável e valoriza produções audiovisuais regionais.
A mostra itinerante de filmes Cinemóvel Solar, que utiliza energia limpa e renovável em suas exibições, leva uma programação gratuita para seis municípios da Grande Florianópolis.
Em Major, na terça-feira, 21, o local foi a Escola Municipal Natalino Giacomelli, no distrito de Pinheiral, receberam a exibição. Já na quarta-feira, 22, o local do evento foi a Praça Gerônimo Silveira Albanas, em frente à Prefeitura.
Em a exibição, curtas-metragens Pão e Beleza, com censura livre, e as sessões de cinema com os longas-metragens: O Auto da Boa Mentira (+12), Nas Ondas da Fé (+12), O Porteiro (+14), O Menino e o Mundo (Livre) e As Aventuras de Gulliver (Livre).
Os longas-metragens serão escolhidos previamente pelos municípios ou pelo público nos dias das sessões.
O secretário de Cultura e Turismo de Major Gercino, Claudir Ernane Albanaes agradeceu a parceria entre o município e o projeto Cinemóvel Solar, que permitiu proporcionar esse tipo de entretenimento cultural para a comunidade majorense.