Na quarta-feira, 8, realizou-se no botequim da Igreja de Diamante, interior de Major Gercino, a primeira etapa do Curso de Produção e Legalização do Queijo Artesanal Diamante.
Curso contou com a palestra Mercado e Comercialização, com o queijista – expressão utilizada para denominar os comerciantes de queijos artesanais – Tiago Pascoal, que também é vice-presidente da Associação de Comerciantes de Queijos Artesanais (ComerQueijo), e organizadora do concurso anual de queijos artesanais, o Prêmio Queijo Brasil.
O objetivo do curso é o de capacitar todos os interessados em produzir Queijo Artesanal Diamante com Selo de Inspeção Municipal 9sim), Selo Arte e Selo do Queijo Artesanal.
O curso terá mais cinco etapas que abordarão temos fundamentais para o processo de legalização e para manutenção e melhoria da qualidade do produto.
As próximas etapas serão:
– Etapa 2 – 15/05 (quarta-feira) Legislação e exigências do S.I.M. Instrutor: Médico Veterinário Éder Otávio de Carvalho Prefeitura Municipal de Major Gercino;
– Etapa 3 – 22/05 (quarta-feira) Boas Práticas de Fabricação I. Instrutor: Eng. de Alimentos Henrry D. Petcov Epagri;
– Etapa 4 – 29/05 (quarta-feira) Boas Práticas Agropecuárias. Instrutor: Médico Veterinário Marcelo Tubino Bortolan Epagri
– Etapa 5 – 05/06 (quarta-feira) Boas Práticas de Fabricação II. Instrutor: Eng. de Alimentos Henrry D. Petcov Epagri
– Etapa 6 – 11/06 (terça-feira) Tecnologia de produção de queijos Instrutor: Mestre Queijeiro Iggio (Aloisio José Dalri) Pizzeria di Iggio e Ivete
Este curso é uma iniciativa da Epagri, Prefeitura Municipal de Major Gercino e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Major Gercino, com patrocínio do Sebrae e apoio das queijarias Vô Ipa e Sítio Quiqueo Marchi.