Cristiéle Borgonovo
Desde pequeno, Nilton César Caetano Júnior, 15 anos, demonstra um interesse peculiar por desenhar. Essa paixão o conduziu ao universo das tirinhas, onde a criatividade floresceu e encontrou um meio de expressão único. “Desde pequeno sempre gostei de desenhar e também tenho o hábito de ler. Meu tipo de leitura favorita são quadrinhos, daí veio o interesse em pegar os desenhos que eu já fazia e criar tirinhas e histórias em quadrinhos com eles”, compartilha.
Quando questionado sobre as principais referências, Nilton menciona grandes nomes como Maurício de Sousa, o criador da Turma da Mônica, Charlie Schulz, responsável pelo Snoopy, e Ub Iwerks, um dos criadores do Mickey Mouse. São esses mestres que inspiram o jovem a explorar a criatividade e aprimorar as habilidades.
As tirinhas favoritas incluem as do Snoopy, da Turma da Mônica e as tirinhas antigas do Mickey Mouse, publicadas na década de 30. “São especiais, pois sinto alegria ao lê-las, e me remetem a lembranças boas e nostálgicas”, diz Júnior.
Estilo
Quando se trata de estilo, o jovem cartunista prefere o humorístico, pois enxerga nele uma forma eficaz de divertir e entreter os leitores. Apesar da era digital, Nilton tem uma preferência marcante por tirinhas físicas. “Prefiro as tirinhas físicas sem dúvida alguma. Gosto de pegá-las em mãos e lê-las, sentindo o papel. Não gosto de tirinhas digitais, afinal, ler um livro ou qualquer outra coisa através do meio digital, pelo menos pra mim, não supera a experiência de ter o livro em mãos”, explica o jovem artista.
As tirinhas não só o influenciaram a querer se tornar um cartunista, mas também o ajudaram a enxergar o mundo de forma mais criativa.
Digital e impresso
Quanto ao futuro das tirinhas no mundo digital, Nilton acredita que haverá uma maior presença delas nesse meio, embora não pense que as histórias em mídia física desaparecerão completamente. “Mesmo que E-Books e quadrinhos fiquem mais populares na mídia digital, acho que seria difícil as histórias em mídia física sumirem de vez, pois sempre terão os saudosistas e colecionadores que preferirão histórias em papel”, reflete o jovem cartunista.
Com seu talento e paixão, Nilton Júnior tem a missão de divertir os leitores com as tirinhas, contribuindo para enriquecer a cultura e o entretenimento.
Publicação no Correio
Através de um professor, Nilton entrou em contato com o Correio Catarinense, com o objetivo de publicar suas tirinhas no periódico. E após conversa com o diretor Juliano César, isso se tornará realidade, a partir desta edição. “Creio que seja importante para ele essa visibilidade que o jornal impresso tem, para que possa crescer ainda mais nessa área”, destaca o diretor.
Abaixo, as primeiras tirinhas do estudante Nilton César Caetano Júnior.