Uma das mais importantes datas do cristianismo será comemorada em Tijucas no dia 29 de março, Sexta-Feira Santa ou Sexta-feira da Paixão. Trata-se da “Encenação da Paixão de Cristo” que acontecerá no Casarão Gallotti, a partir das 19h. A Encenação será realizada através de uma parceria entre a Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, e a Paróquia de São Sebastião, que conta com o apoio de um grupo de voluntários da comunidade.
O evento, com entrada gratuita, terá duração de duas horas e promete transportar os espectadores para os eventos cruciais da vida de Jesus, desde sua paixão até a ressurreição. De acordo com a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva, logo em seguida à encenação os fiéis partirão em procissão com a imagem de “Senhor Morto” até a Igreja Matriz de Tijucas.
Por que “Paixão de Cristo”?
A morte de Jesus na cruz foi brutal e um momento de dor para seus discípulos e seguidores. A crucificação era a mais dura das sentenças no domínio romano, era um tipo de morte guardada para o pior dos criminosos. Então, por que descrevemos isso como “paixão”?
Jesus indo para a cruz e se rendendo apaixonadamente à vontade de Seu Pai foi grande instrumento no plano redentor de Deus para a humanidade. Através de sua morte agonizante na cruz, Jesus tornou possível para nós sermos um com Deus novamente. Jesus assumiu o peso do nosso pecado e pagou por ele com seu sangue irrepreensível. Foi o sacrifício final, uma declaração de amor ardente e um momento crucial na história.
Os cristãos celebram a Paixão de Cristo porque o sacrifício incondicional de Cristo tornou possível para nós recebermos o dom da vida eterna. Resumindo: Ele morreu para que pudéssemos viver.