Juliano César
Claudir Ernane Albanaes (MDB) é o novo secretário de Obras de Major Gercino. Ele assumiu a função no início deste mês de janeiro, após convite do prefeito Valmor Pedro Kammers, o Valmor do Pita (UB). O cargo estava vago desde a saída de Anézio Galdino Fagundes.
Até então, Albanaes ocupava o cargo de secretário de Cultura e Turismo. Quem passa a responder por essa pasta é o secretário de Educação, Bruno Roberto Liceski.
Para Claudir, será um ano desafiador nessa nova função. “Até porque 2023 foi um ano de muita chuva devido ao fenômeno El Niño. Então temos que trabalhar forte para recuperar a nossa malha viária”, destacou.
O novo secretário revela que dois são os problemas enfrentados pelo município, em termos de estradas: as que são de responsabilidade do município e as que pertencem ao estado. “A vias municipais vamos fazer um trabalho forte para recuperar. Não é fácil, pois, como falei, ano de muita chuva. Mas vamos trabalhar dia após dia para consertar e melhorar nossas estradas municipais”, destacou.
Porém, o secretário entende que o maior problema estão nas estaduais: a SC-408, que liga Major Gercino a Leoberto Leal, e a SC-108, de Major até Angelina. “As municipais não é minha maior preocupação, pois sei que vamos recuperar. O problema mesmo são as do Governo do Estado, pois não depende do município”, disse.
Histórico
Essa é a segunda vez em que Claudir Albanaes ocupa um cargo de secretário. O primeiro foi então antes, na Secretaria de Cultura e Turismo. De 2013 até 2016, ele foi vereador em Major Gercino, sendo que nos dois últimos anos foi presidente da Câmara. De 2017 a 2020, foi novamente vereador.