Juliano César
A Câmara Municipal de Vereadores de Major Gercino aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária de segunda-feira, 11, dois projetos de lei que denominam ruas na cidade. Ambos foram aprovados por unanimidade.
O 24/2023, denomina de Dalmo Jorge de Melo, rua no Salto, ao qual atende a indicação do vereador Augustinho Orlandi (UB). E o 25/2023, que também declara de utilidade pública e denomina de Itelvino Augustinho Maçaneiro, rua na localidade do Itereré, indicação de Rodrigo dos Santos (PP).
Leitura
Mais três projetos sobre nomes de ruas foram lidos durante a sessão. O 26/2023, que denomina de Sebastião Zunino, rua no Salto. Também há o 27/2023, via com o nome de José Frutuoso Filho, e o 28/2023, de Artulino Augusto Raulino, todos no bairro Salto, sendo os três de autoria do vereador Esmael Deluvino.
Palavra Livre
Vereador Rodrigo dos Santos criticou a situação das estradas, ao lembrar que o problema de hoje é devido a falta de material nas vias. “Infelizmente houve aquela briga com a empresa que fornecia material. Exigiu-se os valores da Cfem e hoje onde está esse valor? Além do que, estamos agora sem material para as estradas”, destaca o vereador.
Trata-se da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (Cfem), sendo que do total arrecadado, 60% vai para os municípios produtores, 15% para o estado produtor, 15% aos municípios afetados e 10% para a União.
O vereador Antônio Cezar Formento, o Cezinha (MDB), retrucou Rodrigo, ao dizer que as estradas sempre foram problemas em todas as gestões. “Sem falar que esse ano há um grande período de chuva”, disse.
Augustinho Orlandi lembrou da compra do ônibus pelo Poder Executivo, que fará a linha interior ao Centro.
E o presidente Hilberto Arnoldo, o Beto (MDB), destacou a realização da Cavalgada do Diamante, em que reuniu centenas de cavaleiros de dezenas de municípios.