Juliano César
O fim de semana será de decisões pela 3ª Copa Fube de Futsal de Base. Neste sábado, 2, acontecem as semifinais e finais das categorias Sub-8, Sub-10, Sub-12 e Sub-14. E, no domingo, 3, as semifinais e finais das categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Os jogos serão disputados no Ginásio de Esportes Nilo Booz, a partir das 8h, com entrada gratuita. A tabela completa da Copa Fube está disponível no site da Fundação Batistense de Esportes.
SETE ANOS DA TRAGÉDIA
Na quarta-feira, 29, a Federação Catarinense de Futebol (FCF) lembrou dos sete anos da queda do avião da Associação Chapecoense de Futebol. Um sonho que batia no peito de um povo. O auge de um clube era vivido com paixão e tal alegria era compartilhada por um Brasil inteiro. É neste contexto que ocorreu uma das maiores tragédias já vistas no futebol mundial. Há sete anos, no dia 29 de novembro de 2016, o avião que levava a delegação da Chapecoense para a Colômbia caiu a caminho da capital do país, Medellín. A cidade era onde o clube catarinense faria o primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana, diante do Atlético Nacional. O acidente vitimou 71 pessoas, entre jogadores, membros da comissão técnica, diretores e jornalistas.
BICAMPEÃO DA COPA SANTA CATARINA
O Marcílio Dias alcançou o bicampeonato da Copa Santa Catarina, ao vencer o Concórdia de virada na tarde de domingo, 26, por 3 a 1. O jogo da taça foi disputado no estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia, Oeste do estado. Esse foi o terceiro título marcilista na história da competição, o segundo de forma consecutiva. O Marcílio Dias agora têm em sua galeria os troféus de 2007, 2022 e 2023. Graças a conquista, a equipe de Itajaí jogará pelo segundo ano seguido a Copa do Brasil, confirmando a presença na edição de 2024. E também vai disputar a Recopa Sc contra o Criciúma, que foi o campeão catarinense desse ano.
Crédito Fernando Ribeiro/FCF
PRESIDENTE AVALIA O TÍTULO
O presidente do Marcílio Dias, Tarcísio Guedim, comemorou a conquista de mais uma taça. ”Montamos o time um mês antes da competição e conseguimos, mesmo com altos e baixos, melhorar o rendimento do elenco no campeonato. Começamos bem, no meio do campeonato deu uma caída, mas conseguimos nos reerguer. A Copa conseguiu resgatar os nossos torcedores e o principal, que é ter uma base forte para o catarinense também”, destacou.
FUTEBOL 2024
No calendário esportivo de 2024, o futebol catarinense terá um representante na Série A: o Criciúma. Na B serão três clubes: Avaí, Chapecoense e Brusque. Já na Série C, terá a presença do Figueirense. O ano promete e o Criciúma já anunciou a renovação de contrato do técnico Cláudio Tencati. Ele chegou ao tigre quando o time estava na Série C do Campeonato Brasileiro e na Série B do Campeonato Catarinense. Em nível nacional, conseguiu dois acessos: da C para a B e da B para a A. Já no estadual, foi campeão da Série B e da A em 2022 e 2023, respectivamente.
MANECÃO, PROMESSA PARA 2024
O terceiro ano do mandato da atual gestão está findando e a inauguração do Ginásio Manoel Sertório Alves, o Manecão, ficou para o próximo ano. Todas aquelas expectativas anteriormente anunciadas pelo prefeito Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca, não vingaram. Como foi fechado pelo então prefeito Daniel Netto Cândido, essa praça esportiva vai completar em 2024, 11 anos de inatividade. E o novo ano promete, quer dizer, vão prometer, enfim, a reinauguração do Manecão. Afinal, trata-se de ano eleitoral. Pois então!.
FCF REALIZA CONCURSO DOS 100 ANOS DA ENTIDADE
O Concurso Centenário, promovido pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), definiu a sua logomarca vencedora. A marca desenhada por Alberto Tavares Junior será utilizada como símbolo oficial dos 100 anos da entidade. O vencedor foi escolhido após votações on-line no Instagram da FCF, da comissão avaliadora da diretoria da FCF, dos clubes e ligas filiadas à entidade. A marca escolhida rememora o passado e sauda o presente da entidade. O logotipo leva em sua concepção elementos do primeiro símbolo da FCF e do atual, além de trazer a cor dourada, que relembra as glórias do futebol de Santa Catarina. O vencedor do Concurso Centenário receberá uma credencial especial e exclusiva da FCF com o acesso livre a todos os jogos em Santa Catarina em 2024, com direito a acompanhante. O campeão também levará para casa uma bola oficial do Catarinense Fort Atacadista 2024 e também de participará do evento do centenário da FCF.