Juliano César
As eleições de Plano de Gestão Escolar (PGE) das escolas estaduais de Santa Catarina já tÊm datas definidas. Os Planos homologados estão disponíveis para consulta da comunidade escolar, através de um link no site da Secretaria de Estado da Educação.
A votação para a escolha dos diretores será neste domingo, 3, e na segunda-feira, 4, nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino, exceto nas Escolas Indígenas, de Assentamento, Quilombolas e no Instituto Estadual de Educação (IEE). No primeiro dia, a votação poderá ser feita das 8h às 17h. Já no segundo dia, o período será maior, das 7h às 20h.
Quem pode votar
Estudantes devidamente matriculados na unidade escolar a partir do 6º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Educação Profissional
Também os profissionais da educação em efetivo exercício na unidade escolar que compõem o quadro do magistério (Professor, Especialista em Assuntos Educacionais, Assistente Técnico-Pedagógico e Assistente de Educação).
E, por fim, um responsável legal por família dos alunos devidamente matriculados na unidade escolar.
Participação
A participação da comunidade escolar se demonstra de extrema importância, uma vez que desenvolve a gestão democrática, estabelecendo a possibilidade da escolha do PGE por meio da análise de propostas homologadas.
O Plano tem o objetivo de esclarecer as metas, objetivos e ações dos próximos anos das escolas estaduais, na gestão de 2024 até 2027.
***
Escola São João Batista tem Aládia Paz de candidata
Na Escola de Educação Básica São João Batista, no Centro, há somente uma candidata: a professora Aládia Patrícia Peixer Paz, 50 anos. Natural da cidade, é a primeira vez que ela disputa uma eleição para a direção de uma escola estadual.
Aládia tem 15 anos de experiência na área da educação, nas línguas portuguesa e inglesa. Já lecionou da creche ao terceirão, ou seja, participou de todas as etapas. Ela também trabalhou como orientadora educacional e diretora de Ensino na Secretaria Municipal de Educação de São João Batista.
***
Janaína Alves é a candidata na Escola Patrício Teixeira Brasil
Não diferente, a Escola de Ensino Fundamental Professor Patrício Teixeira Brasil, no Centro de São João Batista, também terá somente uma candidata. Trata-se da professora Janaína Paschoal Alves, 45 anos. Professora há 24 anos, Janaína estudou e iniciou na área na própria Escola Patrício.
É a primeira vez que disputa a direção de uma escola da Rede Estadual, porém já foi diretora por seis anos em uma escola da Rede Municipal em Brusque. Está na coordenação pedagógica há 18 anos.
***
Lídia Leal Gomes tem três candidatos para a direção
A disputa com mais acirrada está na Escola de Educação Básica Professora Lídia Leal Gomes, no distrito de Tigipió, interior de São João Batista. São três os candidatos: Darlene Aparecida Molinari, Leovane Regina Lotti Angeli e Malcon Gustavo Tonini.
Darlene Aparecida Molinari
Moradora de Major Gercino, Darlene está há 34 anos na área educacional e há 14 anos na escola de Tigipíó. Ela iniciou nas séries iniciais em Major Gercino, quando se trabalhava com quatro turmas. Também lecionou na Escola Manoel Vicente Gomes e no Professor Tercílio Bastos, em Major Gercino e, também, no Francisco Mazzola, em Nova Trento.
É formada em Matemática, com pós-graduação em Metodologias do Ensino na Matemática e pós-graduação em Administração, Supervisão e Orientação Escolar.
Leovane Regina Lotti Angeli
Natural de Pinhalzinho, Oeste do Estado Leovane, 43 anos, é formada em Artes Visuais e Filosofia. Tem especialização em História da Arte, Arte e Educação, Gestão Escolar e Arte e Terapia. Atualmente cursa Biologia e é mestranda em Psicologia com foco no desenvolvimento na educação.
Está há 14 anos na área, onde iniciou na Escola Lídia em 2012 até 2014. Depois, se efetivou na Rede Municipal, onde trabalhou por oito anos. Ao se efetivar no estado, trabalhou em Brusque, até voltar a lecionar em Tigipió.
Malcon Gustavo Tonini
Formado em História, Malcon tem 44 anos e tem espacialização em Metodologia de Ensino, e é mestre em Ensino de História. Ou seja, além de professor ele é pesquisador do grupo de pesquisa de História da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Em 2016, teve uma breve experiência na gestão escolar, onde foi diretor da Escola Professora Alice da Silva Gomes. Foi coordenador pedagógica da Lídia Leal Gomes por três anos.
***
Manoel Vicente Gomes conta com duas candidatas
Em Major Gercino, no Centro, a Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes tem duas candidatas: Diana Fuck Amorim, 30 anos, e Lucineide Martins, 50 anos.
Diana Fuck Amorim
Natural da cidade, atualmente leciona na Professora Lídia Leal Gomes, em Tigipió. Ela é formada em Pedagogia e Matemática e cursa Sociologia. Tem especializações em Gestão Escolar e Orientação Educacional e Administração, além de Letramento e Educação Inclusiva.
Está na área há 11 anos, onde de 2012 até 2019, trabalhou na Manoel Vicente Gomes e Tercílio Bastos. Já em 2020, iniciou em Tigipió, após se efetivar como professora de séries iniciais.
***
Lucineide Martins
É natural de Ouro, Oeste do Estado e está na educação há 31 anos, onde iniciou no distrito de Santa Lúcia, no interior de Ouro, no ano de 1992, na Escola Frei Crispim, onde também foi estudante.
Também trabalhou em Videira e se estabeleceu em Brusque por muitos anos, vindo a trabalhar na Escola Governador Ivo Silveira, no bairro Águas Claras. Também foi assessora de direção por quase dez anos na Escola Feliciano Pires, no Centro.
Em 2015, ela se afastou da área educacional e foi residir no Peru. Voltou ao Brasil em 2020 e lotou na Escola Patrício Teixeira Brasil, pois veio a residir em Canelinha. Em seguida, em 2021, foi convidada para ser assessora de direção na Escola Manoel Vicente Gomes.
***
Charles Geratti é o candidato no interior de Major Gercino
No distrito de Pinheiral, na Escola de Educação Básica Professor Tercílio Bastos, em Major Gercino, o professor Charles Geratti, natural de Brusque, é o candidato único. Ele tem 28 anos de experiência na área. Foi aluno, estagiário, secretário e diretor da Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira em Brusque.
Em 2011, trabalhou na Secretaria de Estado da Assistência Social, além de ter uma experiência na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), sendo assessor do então deputado Antônio Serafim Venzon. No ano de 2019, trabalhou na Coordenadoria Regional de Educação como supervisor de Ensino.
No ano de 1999 ele iniciou como professor na Escola Tercilio Bastos. Em seguida, retornou para Brusque onde fez a maior parte da trajetória na Ivo Silveira.
***
Escola no Moura tem Marilse Boni Roberti de candidata
No bairro Moura, em Canelinha, na Escola de Educação Básica Bartolomeu da Silva, a candidata única é Marilse Boni Roberti, 53 anos. Ela reside e é natural do Moura.
Está há mais de 25 anos na Educação, sempre atuando na Escola Bartolomeu, sendo que é efetiva há 17 anos, na administração escolar como Assistente de Educação, e demais período como professora da escola.
Por dois anos foi assessora e mais dois anos esteve como gestora no Bartolomeu. Tem duas formações: Pedagogia e Artes, e especialização em Práticas Multidisciplinares e Gestão Escolar.
***
Cleiton Munarin Apolinário é o candidato na Minervina Laus
Natural de Rio do Sul, Alto Vale do Itajaí, Cleiton Munarin Apolinário é o candidato único na Escola de Educação Básica Professora Minervina Laus, no Centro de Canelinha.
Ele é professor há nove anos na mesma escola. É graduado em Matemática e pós-graduado em Metodologia do Ensino em Matemática e também tem pós-graduação em Gestão Escolar, Orientação e Supervisão Escolar.
***
Francisco Mazzola tem Sabrina Meoqui de candidata
Sabrina Manon Arteiro Meoqui, 42 anos, é candidata única da Escola de Educação Básica Professor Francisco Mazzola, no Centro, única escola estadual de Nova Trento. Está há dez anos atuando na educação básica, sendo sete anos no Mazzola. Sabrina é natural de Novo Hamburgo/RS
É graduada em Língua Inglesa e Portuguesa e especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, além de Gestão Escolar, Planejamento e Projetos.