Juliano César
A Defesa Civil Municipal de Major Gercino enviou um relatório para a Defesa Civil Estadual, ao informar sobre os estragos causados pela enchente da semana passa, principalmente na parte alta do município.
No texto, o coordenador Douglas Márcio Gesser informa que na quinta-feira, 16, o município de Major Gercino foi atingido por fortes chuvas inicialmente no interior, em Boiteuxburgo, Rio Café, Diamante, Nova Galícia e Pinheiral. Foram cerca de 200 mm de chuvas em dois dias, o que causou uma grande e rápida cheia nos rios e córregos em todo o município. Cerca de cinco casas foram atingidas pelas águas, e três sofreram com erosões próximas a residência.
Nos dados constatados in loco, informam que as áreas em questão ficam situadas em todo município. Tratam-se de deslizamentos de terra, quedas de barreiras nas vias municipais e estaduais, queda de arvores, alagamentos, casas invadidas por barro e água, bueiros e pontes destruídos. “Durante todo o trajeto pude perceber que o município sofreu muito com as fortes chuvas destruindo parcialmente e totalmente algumas vias municipais e estaduais, colocando em risco a população que precisa transitar nos locais”, destaca Gesser.
A Defesa Civil avaliou que os danos no município foram graves e que existe a possibilidade de mais deslizamento de terra, colocando em risco a integridade física, de toda população que precisa transitar no local, assim como, ônibus escolares, veículos da saúde pública e escoamento de produtos agrícolas, por exemplo.
Quanto aos danos na rodovia SC-408, que liga Major até Leoberto Leal, realizou-se também uma minuciosa vistoria em três dias. Verificou-se deslizamentos de terra e muitas quedas de barreiras. “Os danos são graves, quase que intransitável, e que existe a possibilidade de mais deslizamento de terra, colocando em risco a integridade física de todos os que precisam transitar no local. A Defesa Civil recomenda que seja efetuada a recuperação da SC- 08 com urgência”, conclui Gesser.